PESQUISAR ESTE BLOGUE

9.9.10

ALERTA: O BRASIL NÃO ESTÁ IMUNE AO GOLPISMO

Vamos falar sério.

A eleição de Dilma Rousseff está mais do que definida.

O escândalo da invasão de dados siligosos de pessoas próximas a José Serra não tem apelo eleitoral suficiente para alterar o resultado do pleito.

Nem mesmo para evitar que a eleição seja decidida no 1º turno.

Mas, dá combustível para tentativas golpistas. Dos mais inflamáveis.

O jogo não vai ser virado. A mesa, talvez.

Foi com que sonharam os articuladores do  Cansei!.  Quando o que seria sua  Marcha da Família com Deus Pela Liberdade só mobilizou 4 mil gatos pingados, decidiram recuar, à espera de oportunidade melhor.

Resignaram-se ao cumprimento integral do segundo mandato do presidente Lula.

Aceitarão, da mesma forma, o mandato da sucessora que Lula produziu, mais a perspectiva de que ele próprio conquiste outro (eu quase ia escrevendo  um quarto...) em 2014?

Têm oito anos de pão e água pela frente e um mote e tanto para tentarem reeditar 1964.

Daquela vez, o pretexto era a conspiração comunista internacional, o  ouro de Moscou, etc. Funcionou.

Em 2007, ergueram o espantalho do Fôro de São Paulo, Chávez, etc. Não funcionou.

Agora, o bicho-papão será o estado policial, tentacular, conforme proposto pela Veja em recente matéria de capa (foto acima) cujo texto e ilustração têm mais a ver com   sci-fi  do que com jornalismo...

Sejamos francos: existe organização popular suficiente para que a resistência a uma eventual quartelada seja mais eficaz do que em 1964?

Não. A ênfase do lulo-petismo tem sido a de ganhar eleições, não a de estruturar, fora e independentemente do Estado, o poder popular. Então, a tomada do governo pelas forças reacionárias o privaria da fonte principal de sua força e capacidade de reação.

Podemos confiar em que as Forças Armadas desta vez não cedam à tentação golpista?

O quadro é pior do que em 1964, quando a maioria dos militares queria respeitar a Constituição, um núcleo de conspiradores esforçava-se para assumir a liderança da caserna e havia remanescentes dos cabos e sargentos que heroicamente impediram a primeira tentativa de usurpação do poder, em 1961.

Agora, a maioria continua preferindo atuar profissionalmente, o núcleo de oficiais conspiradores existe (contando com expressivo contingente de nostálgicos da ditadura) e nada restou de espírito resistente nos escalões inferiores.

Então, o fiel da balança é o poder econômico.

A anemia do  Cansei!  se deveu à falta de apoio do grande capital, dos banqueiros, da agroindústria, da Rede Globo. Os senhores do Brasil consideravam que seus interesses estavam sendo bem servidos e não viam motivos para aventuras.

Nada indica que tenham mudado de opinião, haja vista a profusão de recursos com que abastecem a campanha de Dilma.

Mas, nada é definitivo na política e os cenários se modificam com muita rapidez.

Podemos dar como favas contadas que haverá cidadãos querendo derrubar o governo no início de 2011.

Não se produziu até agora o fato político capaz de alterar os humores dos verdadeiramente poderosos. 

Mas, tudo é possível. Há sempre um Gregório Fortunato para fazer uma monumental lambança, ou um Cabo Anselmo para incitar radicalização desmedida.

Então, seria sensato, talvez até providencial, se os dirigentes petistas tomassem duas providências:
  • apagarem o incêndio na Receita Federal, demitindo superiores que não zelaram como deveriam pelos dados sob sua guarda e apurando rigorosamente as responsabilidades desses aloprados que, com suas ações criminosas e estúpidas, acabaram servindo como inocentes úteis para a arregimentação das forças inimigas;
  • passarem a se preocupar um pouco menos com a eleição, que marcha a contento, e um pouco mais com a sustentação do resultado que sairá das urnas.
Outubro não é preocupante. A incógnita são os meses seguintes.

6 comentários:

Andre disse...

Celso,
Há uma matéria de 2000, onde a Época relata a violação de sigilo de milhões de brasileiros:

//epoca.globo.com/edic/20000228/brasil1.htm

A impressão que fica é que a Receita é apenas mais um orgão público corroído pela corrupção (como o Detran, a PM, etc). Demitir alguem evidentemente não é a solução. Por outro lado a justiça no Brasil não funciona. É uma sinuca de bico, que o mal caráter do Serra está tentando explorar. O que você acha?

Anônimo disse...

Lungaretti, pelo que eu entendi o movimento que derrubou o Collor foi golpista, pois não?

Andre disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
celsolungaretti disse...

André, eu não escrevo panfletos. Então, os propagandistas ficam negando o óbvio apenas pensando na eleição, enquanto me preocupa o que virá depois da eleição.

Salta aos olhos que esse escândalo não evitará a vitória da Dilma. No entanto, fornece forte argumento para quem ergue o espantalho do estado policial para justificar um novo golpe.

Enquanto o Governo ficar com esses negaceios ridículos, estará ajudando a disseminar a impressão de que as instituições democráticas não funcionam no Brasil.

Demitir a cúpula da Receita Federal e apurar com o máximo rigor o crime cometido pelos aloprados é obrigatório num caso desses.

Caso contrário, as pessoas bem informados concluirão NECESSARIAMENTE que houve acobertamento.

Se não forem punidos os incompetentes e os imbecis, correremos riscos totalmente desnecessários.

Abs.

celsolungaretti disse...

Ao anônimo: o Collor não foi derrubado, sofreu um processo de impeachment e, quando viu que seria afastado, antecipou-se e renunciou.

Andre disse...

Caro Celso,

Obrigado pela atenção em responder ao meu comentário, aproveito a oportunidade para manifestar a minha admiração à sua atitude sempre combativa, à sua capacidade de superar a violência criminosa dos tempos da ditadura, que levou embora muitos de nossos irmãos preciosos, e a quem devemos muita reverência. O que eu quis dizer é que há um problema de entranhas no Brasil, aquilo que o Clinton chamou de "corrupção endêmica". Essa corrupção podemos constatar em toda parte, e a receita é apenas mais uma. Demitir seria um ato simbólico, mas o que tem que ser feito é algo mais do que isso.
Abraços

Related Posts with Thumbnails

Arquivo do blog