PESQUISAR ESTE BLOGUE

4.3.08

A GUERRA DOS ESFARRAPADOS

Celso Lungaretti

Dificilmente uma situação de política internacional assume características tão evidentes de comédia de erros como a crise entre Colômbia e Equador.

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia são um grupo guerrilheiro que teimou em continuar atuante após o término do ciclo das ditaduras militares sul-americanas e sua contrapartida, a opção das esquerdas pela via armada de libertação.

Pior: as Farc descaracterizaram-se como defensoras de valores nobres, ao estabelecerem relações promíscuas com o narcotráfico e ao criarem a indústria de seqüestros.

Uma prática tão vil e desumana só podia ser relevada no caso da troca dos reféns por presos políticos, ou seja, como alternativa extrema aos assassinatos e torturas a que estavam sujeitos os resistentes nas garras de regimes despóticos. Sua generalização como fonte de recursos financeiros e instrumento de chantagem política é inadmissível para quem foi formado na tradição marxista.

Prevalece, aqui, aquela regrinha básica da dialética hegeliana: fins e meios estão em constante interação, condicionando-se mutuamente.

Trocando em miúdos: o emprego de um meio ignominioso conspurca o próprio fim. Quem mantém em cativeiro 700 pessoas, nas condições mais degradantes, não está apto a conduzir a humanidade para um estágio superior de civilização.

Os outros atores desse imbroglio são igualmente sinistros.

Sob a presidência de Álvaro Uribe, a Colômbia também parece ter retrocedido aos tempos sombrios da guerra fria. Colocou suas forças repressivas sob a tutela dos EUA e desencadeou matanças em território alheio, violando a soberania do Equador. É culpada de extermínio dos seus cidadãos e pirataria.

O Equador, por sua vez, abria suas fronteiras para bandos armados empenhados na desestabilização de um país vizinho. Envolveu-se, por omissão ou anuência, num problema interno de outra nação, o que fez os rompantes de virgem ultrajada do seu presidente Rafael Correa soarem particularmente cínicos.

O presidente venezuelano Hugo Chávez, em sua queda de braço com Uribe, tudo fez para estimular uma incrível guerra brancaleone, comportando-se com uma irresponsabilidade monstruosa. Mesmo tendo o Equador como aliado (ou teleguiado), isto nem de longe justificava a mobilização de suas tropas, colocando mais lenha na fogueira.

Depois, diante do rugido de Bush (ameaçando implicitamente intervir caso a Colômbia fosse atacada), recolheu-se à sua insignificância.

Chávez, tanto quanto Saddam Hussein, é um blefe. Seu antiamericanismo não o torna, nem de longe, um verdadeiro revolucionário. Não trabalha para a emancipação dos trabalhadores, mas sim para permanecer, ad eternum, como homem providencial, tutelando-os.

E, last but not least, os EUA de Bush se arrogam o papel de polícia do mundo, passando por cima do Direito internacional e de todas as normas de coexistência civilizada entre os povos. Depois de devastarem o Afeganistão e o Iraque, chegaram quase a provocar agora uma guerra dos esfarrapados em nosso continente.

O partido das pessoas de bem, face a quaisquer ameaças de morticínio insano, é em defesa da vida dos seres humanos trabalhadores e humildes que acabam sendo buchas de canhão em tais situações. Nunca vão ser Uribe, Correa, Chávez e Bush que arriscarão suas vidas nos campos de batalha, mas sim os pobres coitados de sempre.

A guerra pertence à pré-história da humanidade.

2 comentários:

Anônimo disse...

Realmente, o Celso Lungaretti, em poucas palavras disse toda a verdade, e o resto da américa latina que se cuide, pois o que os americanos sempre quizeram foi o empobrecimento de nosso povo, e alguns como o Chaves, estão ajudando neste sentido.

Antonio J. Viana

Anônimo disse...

Foi um dos artigos mais sensatos e equilibrados e verdadeiros que até agora li sobre o caso Colombia-Equador! É este o tipo de atitude que esperamos de você Celso, dizer aquilo que deve ser dito, sem se preocupar em agradar ou desagradar quem quer que seja!

Related Posts with Thumbnails

Arquivo do blog