PESQUISAR ESTE BLOGUE

12.11.07

3º MANDATO: UM SALTO NO ESCURO

Celso Lungaretti (*)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem uma grande chance de melhorar a imagem que deixará para a História, não cedendo à tentação de favorecer as tramóias dos áulicos para propiciar-lhe um terceiro mandato consecutivo.

Infelizmente, tudo indica que, escolhida a pior linha de ação, o Congresso Nacional não vai cumprir sua missão de defender a letra da Constituição (art 14, § 5º: “O Presidente da República, os Governadores de Estado e do Distrito Federal, os Prefeitos e quem os houver sucedido, ou substituído no curso dos mandatos poderão ser reeleitos para um único período subseqüente”). Depois das barganhas de praxe, deverá adotar a posição de sempre, vergando-se à vontade do Executivo.

Então, Lula é quem decidirá, em última análise, se compensa atirar o Brasil numa aventura de conseqüências imprevisíveis ou mais vale esperar até 2014, correndo o risco de ver seu objetivo esfumar-se, como aconteceu com FHC.

O que pesará mais em seus cálculos: o interesse nacional ou a ambição pessoal?

O certo é que, nos países com dimensões continentais e economias diversificadas, a permanência indefinida de um mandatário no poder não transcorre tão automaticamente quanto em ilhas ou em pequenas nações que sobrevivem à custa de um único item de exportação.

O último exemplo bem-sucedido de hegemonia eternizada graças ao controle da máquina pública, da cooptação dos adversários por meio da corrupção e da conquista do eleitorado com as migalhas do assistencialismo foram os 71 anos em que o Partido Revolucionário Institucional dominou o México.

Emblematicamente, a chamada ditadura perfeita do PRI – pois a monopolização do poder coexistia com o pluripartidarismo e as eleições – não adentrou o século 21.

Por provir de casuísmos e representar uma mudança de regras com o jogo em curso, um terceiro mandato de Lula seria extremamente contestado por forças políticas à direita e também à esquerda.

Já é perceptível, hoje, o esvaziamento da centro-direita e da esquerda palaciana. Este processo tenderia a acentuar-se, colocando o Governo e seus aliados de aluguel sob o fogo cruzado de agrupamentos com mais firmeza ideológica.

O grande perigo é uma polarização entre direita e esquerda, como nos idos de 1964. Por enquanto, o grande capital e os EUA, tendo seus interesses bem servidos pelo Governo atual, não estimulam as conspirações dos que estão cansados da democracia.

Mas, se a radicalização chegar a um ponto em que se vejam obrigados a optar, os poderosos novamente retirarão as focinheiras dos seus pitbulls.

Um confronto desses sempre poderá acabar mal para milhões de brasileiros. Já a obediência ao princípio democrático de alternância no poder só aterroriza, realmente, alguns milhares de parasiteiros que têm boquinhas no poder e temem perde-las.

Torçamos para que Lula não ceda ao canto dessas sereias que, como as mitológicas, tramam a perdição. Dele, nossa ou de todos.

* Celso Lungaretti é jornalista e escritor. Mais artigos em http://celsolungaretti-orebate.blogspot.com/

2 comentários:

Unknown disse...

Lula e seus aliados não tem escrúpulos, já estou vendo o terceiro mandato à frente!O país está sendo assolado por um bando de sindicalistas pelegos, a falsa esquerda quer dar o golpe, antes que a verdadeira direita dê!

Unknown disse...

Acho muito simples acabar com esta polêmica, que aliás, poderá vir a tona novamente no mandato do sucessor de Lula, uma vez que, depois que FHC abriu a porta, tudo fica valendo. Tudo que ele deveria fazer é criar um projeto de lei/emenda a constituição PROIBINDO a reeleição tal qual era antes de FHC. Simples assim. Por que diabos ninguém pensou/pensa nisso é que eu não entendo...

Related Posts with Thumbnails

Arquivo do blog