PESQUISAR ESTE BLOGUE

7.6.11

CANALHA

"É uma dor canalha
que te dilacera.
É um grito que se espalha,
também pudera.
Não tarda, nem falha,
apenas te espera
num campo de batalha,
é um grito que se espalha,
é uma dor
canalha"
(Walter Franco)

Os culpados maiores são os que mantêm até hoje os bombeiros como um corpo militarizado. Não tem nexo, não faz sentido, é uma besteira sem tamanho.

Ou, pior ainda, uma maneira inescrupulosa de tê-los sempre à disposição sem pagar-lhes remuneração condizente.

Vêm, em seguida, as autoridades que não tiveram sensibilidade para reconhecer a justeza de suas reivindicações, pois arriscam a vida por uma merreca -- "menos que uma faxineira que trabalha três vezes por semana", segundo o Carlos Heitor Cony.

Por último, os coitados dos bombeiros da ex-Cidade Maravilhosa, que foram levados ao desespero e, como consequência, à insensatez.

Foram estes que amargaram a truculência habitual do Bope, ouviram quem não lhes chega aos pés qualificá-los de "vândalos"  e agora estão presos, correndo sério risco de expulsão e de cumprirem penas.

É profundamente injusto.

Se tiver sobrado um pingo de cordialidade nos brasileiros, há que se descobrir um caminho legal para poupá-los de um castigo que a letra da lei exige, mas o espírito de Justiça repele.

2 comentários:

leandro alves disse...

Parábens pelo blog...
Há setores mais radicais da Esquerda que são contra a manifestação dos bombeiros, porque são um corpo militarizado constituindo algum caráter de repressão em seu estatuto. Embora em cabeças dogmáticas esse pensamento seja natural, como você diz, isso não faz sentido algum, é mais um acordo institucional e agora o corpo de bombeiros prova isso. Merecem todo o apoio daqueles que reivindicam justiça contra o capitalismo.
Abraços

celsolungaretti disse...

Leandro,

as polícias estaduais e os corpos de bombeiros foram militarizados pela ditadura de 1964/85 apenas porque os golpistas queriam enfeixar todo o Poder armado em suas mãos.

Governadores cassados, como Adhemar de Barros, chegaram a sonhar com a possibilidade de que a Força Pública evitaria sua destituição.

Isto acabou não ocorrendo, mas, pelo sim, pelo não, os ditadores resolveram fechar definitivamente a porta para tal hipótese.

Com o fim da ditadura, a submissão ao Poder central foi extinta, mas não a militarização em si.

A esquerda deveria levantar esta bandeira, principalmente no caso dos bombeiros, que não têm nada de soldados.

Related Posts with Thumbnails

Arquivo do blog