PESQUISAR ESTE BLOGUE

13.6.08

OPERAÇÃO TICO-TICO

Celso Lungaretti

O pugilista cubano Erislandy Lara acaba de desertar pela segunda vez de seu país, informa a Folha de S. Paulo desta sexta-feira (13/06).

Quando da tentativa anterior, durante os Jogos Panamericanos do Rio de Janeiro, uma ação da Polícia Federal brasileira, digna de estado policial, o recambiou contra sua vontade para Cuba.

Ele e o outro boxeador, Guilhermo Ringodeaux, tiveram suas carreiras autoritariamente interrompidas pelo estado cubano, que não admitiu sequer suas participações nas seletivas para os Jogos Olímpicos de Pequim.

O ex-campeão mundial amador Lara fugiu agora para a Alemanha, assinando contrato com a firma Arena Box-Promotion, que não só lhe forneceu infra-estrutura para a fuga, como entregou um bônus de aproximadamente US$ 125 mil.

Balanço final:
1) Lara e Ringodeaux não passavam mesmo de dois mercenários, seduzidos pelos gângsteres do box internacional;
2) Em agosto/2007 foram coagidos a retornar a Cuba pelas autoridades brasileiras, que burlaram flagrantemente o direito de asilo;
3) O Brasil nenhuma providência tomou contra as retaliações que ambos sofreram depois em Cuba, onde receberam tratamento de párias e foram impedidos de exercer sua profissão.

Na ocasião alertei que, sendo a instituição do asilo muitíssimo mais importante do que os personagens menores desse episódio menor, deveria ter sido preservada. Não era o caso de mandá-la às favas apenas porque o Lula queria fazer um favor ao Fidel.

Revolucionários (e também os países que se dão ao respeito próprio) pautam suas decisões por princípios. Repúblicas das bananas é que sequestram e deportam cidadãos outras nações para atender a pedidos de compadres.

Quem até hoje recrimina -- justificadamente -- a Operação Condor, não poderia ter fechado os olhos a essa "Operação Tico-Tico".

Um comentário:

Unknown disse...

Jornalista Ceelso Lungaretti
Só nos resta parabeniza-lo pelos brilhantes artigos e pela clareza na exposução das idéias.

Related Posts with Thumbnails

Arquivo do blog