PESQUISAR ESTE BLOGUE

19.12.07

CARTA ABERTA AO PRESIDENTE LULA

Exmo. Sr. Presidente Luiz Inácio Lula da Silva,

há momentos decisivos na vida dos homens e das nações. Passamos por um deles agora.

Está em suas mãos garantir que os brasileiros tenhamos um Natal e um país do qual nos orgulharmos. Mas, se lhe faltar grandeza para tomar a decisão certa, seremos todos amaldiçoados. Pois nada de bom brotará no solo que recebeu o sangue de um mártir.

Governos e obras faraônicas passam, viram pó. Mas, exemplos de idealismo e desprendimento como o de Dom Luiz Flávio Cappio serão lembrados até o fim dos tempos.

Não se iluda. Quando a humanidade sair de sua pré-história e a desumanidade das últimas décadas representar um motivo de vergonha para todos os homens civilizados, Margareth Thatcher figurará nos livros de História como a primeira-ministra que deixou morrer Bobby Sands. Cabe-lhe decidir se quer ser lembrado como o presidente que deixou morrer Dom Cappio.

A relutância extrema do seu governo em discutir a interligação das águas do rio São Francisco é evidência gritante de que tal projeto não sobreviveria a um debate franco. E reforça as suspeitas de que haja interesses escusos envolvidos.

Cidadãos de reconhecida competência e credibilidade apontam falhas de todo tipo: concepção equivocada, relação custo/benefício muitíssimo pior que a de projetos alternativos, danos ecológicos que podem se tornar catastróficos. Por que tanta insistência, a ponto de tocar a obra com soldados, evocando os tempos sinistros da ditadura militar?

Erguer uma obra tão contestada sobre o cadáver de um homem justo será um crime inominável.

Mas, V. Exa ainda pode escapar dessa armadilha para a qual os maus auxiliares o conduzem. Basta ouvir a voz da militância, daqueles seres humanos sofridos e esperançosos que iniciaram a jornada consigo. E voltar a ser para eles, como Salvador Allende o era para os melhores chilenos, o “companheiro presidente”.

Estamos aguardando sua decisão, Sr. Presidente, para sabermos se vamos comemorar o Natal ou colocar luto por quem, guardadas as proporções, estará repetindo o sacrifício de Cristo.

Este é meu apelo desesperado: aja como um verdadeiro cristão. Dom Cappio não pode morrer!

Respeitosamente,

CELSO LUNGARETTI
19/12/2007

4 comentários:

Unknown disse...

realizar uma obra faraonica beneficiando basicamente o agronegocio e ás custas da vida de um homem será determinar o fim de um partido - o pt - e de alguém q um dia foi uma luz no final do tunel de quem almejava por liberdade, igualdade, socialismo, enfim.
lula e o pt querem um cadaver enterrando sua carreira? pois será isso q ocorrerá.

Anônimo disse...

Discordo da greve de fome e de toda radicalização de medidas.
O debate democrático está ai.
Se eu perco no debate, eu tenho que admitir que a maioria não está comigo e que devo acatar o desejo da maioria.
Sou nordestino e acredito da transposição. Posso até estar errado ou enganado, mas o Nordeste não pode ficar dependendo de chuva e de carros pipa o resto dos tempos.
Alguma medida tem que ser feita e se não for a transposição o que seria?
A oposição à transposição, se não me engano, não deu nenhuma idéia boa que substituísse.
Portanto vamos deixar o tempo determinar quem está com a razão.

Obrigado,

Jorge Cruz

Unknown disse...

PARABENS CELSO!!!

Gostei muito de sua carta... é muito duro, o povo fika alienado e acredita nas mentira q a imprensa se alimenta....
há revistas mediocres de gde circulação nacional q insultam o padre... ou seja, jogam com a ignorancia do povo, q não conhece historia, pois se conhecesse louvaria a atitude heroica deste padre!
Atitude parecida com a de Gandhi!

Parabens Celso!

Unknown disse...

Importantíssima sua carta!!!
Mas não sei em que pé que estão as obras agora! Parece que estão em andamento pois a última notícia q ouvi foi q a ministra estava indignada!!!

Related Posts with Thumbnails

Arquivo do blog