PESQUISAR ESTE BLOGUE

28.6.07

PROPAGANDA ENGANOSA E PREGAÇÕES GOLPISTAS NA WEB

Celso Lungaretti
Colaborou: Ismar C. de Souza

Eis duas maneiras totalmente distintas de relatar a morte de um policial durante o assalto simultâneo a dois bancos por parte da Vanguarda Popular Revolucionária:

“Na enésima hora Lamarca resolve participar, temeroso do que poderia ocorrer com tantos calouros estreando de uma só vez. Estaciona o carro e fica bebendo café num bar, a 50 metros de distância dos bancos, com seu .38 cano longo de competição guardado na bolsa capanga.

“Um transeunte percebe o que está acontecendo e alerta um guarda de trânsito. Inexperiente, o policial saca a arma e vai para a porta do banco, pronto para atirar no primeiro assaltante que sair.

“Lamarca retira o revólver da bolsa e atira daquela distância mesmo, pois não tem tempo para posicionar-se melhor. Pensa ter errado o primeiro tiro e dispara novamente. Crava uma bala na testa e outra na nuca do guarda.

“Depois, joga o revólver no carro e pega um fuzil. Com uma rajada para o alto, pára o trânsito e facilita a fuga dos companheiros. E, mandando os motoristas continuarem imóveis, vai calmamente até seu carro e dá a partida.” (Celso Lungaretti, “Náufrago da Utopia”, Geração Editorial, 2005)

“Na tarde de 09 de maio, Lamarca comandou o assalto simultâneo aos bancos Federal Itaú Sul-Americano e Mercantil de São Paulo, na Rua Piratininga, bairro da Moóca, cujo gerente, Norberto Draconetti, foi esfaqueado e o guarda-civil, Orlando Pinto Saraiva, morto com dois tiros, um na nuca e outro na testa, disparados por Lamarca, que se encontrava escondido atrás de uma banca de jornais. No final da ação, disparou uma rajada de metralhadora para o ar, como a marcar, ruidosa e pomposamente, o seu primeiro assalto a banco e o seu primeiro assassinato.” (site Terrorismo Nunca Mais, “Lamarca: a Trajetória de um Desertor”, http://www.ternuma.com.br/lamarca.htm ).

Tal acontecimento foi notícia de primeira página nos jornais de todo o País em 1969. No entanto, durante a recente polêmica sobre a anistia do ex-guerrilheiro Carlos Lamarca, muitos veículos da grande imprensa, desconsiderando a informação correta facilmente encontrável em seus próprios arquivos, encamparam a insinuação do Ternuma, que omite o fato de terem se tratado de dois disparos de enorme distância.

A impressão que o texto capcioso do site de extrema-direita transmite é a de que Lamarca sai de trás de uma banca de jornal e fulmina o policial com dois tiros à queima-roupa. E a mídia acaba de embarcar nessa canoa furada: a menção ao “tiro na nuca” foi generalizada; a referência ao “tiro de longe”, praticamente inexistente.

Curioso, recorri aos sites de busca, atrás das fontes que induziram redatores e editorialistas ao erro ou lhes deram inspiração para agirem com má fé. Não precisei procurar muito. Eram, evidentemente, os Ternuma, Usina de Letras, Mídia Sem Máscara e A Verdade Sufocada da vida, que colocaram no ar um sem-número de textos protestando contra o que apresentaram como uma afronta do Governo Federal aos militares, convenientemente omitindo que tanto a anistia quanto a promoção póstuma de Lamarca a coronel já haviam sido decididas pela Justiça.

A propaganda enganosa chegou ao ápice no texto “Atentado ao QG do II Exército” ( http://www.ternuma.com.br/qg-2exer.htm ), no qual o Ternuma faz uma comparação entre as trajetórias do recruta que morreu nessa ação da VPR e Lamarca, com toque melodramáticos do tipo “o destino dos dois vai se cruzar tragicamente”.

Para sustentar esse enredo folhetinesco, não hesita em mudar a cronologia dos acontecimentos. Logo na primeira linha, diz que “em 1969, o jovem Mário Kosel Filho, conhecido em sua casa como ‘Kuka’, é convocado para servir à Pátria e defendê-la”. Só se for o fantasma do pobre Kuka, já que o próprio morrera em junho de 1968!

Além disto, o boato de que tal atentado teria sido orquestrado por Lamarca, trombeteado até hoje pela direita troglodita, não sobreviveu à reconstituição da história do período, que só pôde ser empreendida com metodologia científica depois do fim da ditadura militar, quando provas e depoimentos ficaram, enfim, disponíveis.

Já se sabe que Lamarca, então ainda servindo como capitão no 4º RI, só passou a interessar-se pela VPR ao tomar conhecimento de que fora autora do roubo de armas de um hospital militar, quatro dias antes do episódio do QG.

Foi quando ele resolveu procurar contato com a VPR. Supor que, em tão curto espaço de tempo, ele conseguisse alcançar uma organização clandestina, convencê-la de que não era um espião inimigo e ser admitido no planejamento de uma ação armada é simplesmente inadmissível para quem conhece as práticas e as regras de segurança dos grupos guerrilheiros.

Lamarca ainda passaria meses indeciso entre a VPR e a ALN, só optando pela primeira no final do ano. E seu ingresso no Comando da VPR aconteceria em abril de 1969. Então, as decisões relativas àquela ação do QG devem, isto sim, ser imputadas aos comandantes da VPR em meados de 1968, principalmente o também falecido Onofre Pinto. Mas, para quem continua até hoje obcecado em satanizar Lamarca, o que importa a verdade histórica?

Aliás, há alguns anos tentei fazer o Ternuma corrigir uma dessas fantasias tendenciosas que coloca no ar. No artigo “O Fracassado Seqüestro do Cônsul dos EUA” ( http://www.ternuma.com.br/consusa.htm ), um tal F. Dumont afirma que, na iminência de seqüestrar o cônsul Curtis Carly Cutter, a VPR teria me incumbido de, antecipadamente, redigir um comunicado informando que o diplomata, interrogado pelos militantes, admitira sua condição de agente da CIA e a cumplicidade da espionagem estadunidense com a repressão da ditadura. Ou seja, atribuíram-me a participação numa farsa inconcebível tanto para mim quanto para a VPR.

Depois de um grande esforço de memória, consegui me lembrar de que o Juarez Guimarães de Brito realmente me pedira para escrever o texto do panfleto a ser deixado no local de uma não especificada ação de seqüestro (que acabou não acontecendo), para explicar seu significado político: a troca do diplomata por companheiros que estavam sofrendo torturas atrozes e correndo o risco de serem executados. Mandei um e-mail pedindo que corrigissem aquele besteirol ou o tirassem do ar. Em vão, claro.

Então, é assim que os sites dos antigos torturadores e dos novos integralistas tratam os acontecimentos dos anos de chumbo, infestando a Internet com proselitismo na linha de Goebbels ("Uma mentira dita mil vezes torna-se uma verdade"): as informações extraídas dos famigerados Inquéritos Policiais-Militares e da documentação secreta cujo paradeiro o Governo Lula diz desconhecer são misturadas a falsidades e interpretadas da forma mais distorcida possível, para servir aos objetivos propagandísticos da extrema-direita no presente.

“Militares no poder já!” – E quais são esses objetivos?

O principal deles é a acumulação de forças para um novo golpe militar, pregado ostensivamente por entidades como o Grupo Guararapes e o Partido Vergonha na Cara.

O primeiro, que faz proselitismo no seio das Forças Armadas desde 1991, acaba de lançar esta sediciosa conclamação “Às Forças Armadas do Brasil”
( http://www.fortalweb.com.br/grupoguararapes/msg.asp?msg=239 ), amplamente divulgada nos sites, blogs e comunidades dos radicais de direita:

“Não temos governo. A anarquia inicia-se dentro do Gabinete da Presidência da República, onde o ocupante maior usa a mentira para se defender. Não é um estadista e sim um medíocre. Um fantoche nas mãos daqueles que desejam implantar um regime de força no País. O caso Lamarca, que fere o pundonor e a honra militar, é de sua inteira responsabilidade, como o chefe maior (...), e que acoberta seu Ministro da Justiça, um conhecido marxista, leninista e gransmicista. O Presidente Lula não merece mais o nosso respeito (...). Não o consideramos nosso chefe, pois ele não respeita nem cumpre a Lei, não merecendo nossa subordinação. O Grupo Guararapes, em defesa da honra da Nação brasileira, espera que as Forças Armadas revertam tal afronta. A honra ou a morte!”

Já o Partido Vergonha na Cara, cujos integrantes atuam principalmente no Orkut e usam narizes de palhaço em atos públicos, acaba de divulgar uma “Carta Aberta aos Militares” ( http://br.geocities.com/partidovergonhanacara/ ), pedindo que “as Forças Armadas cumpram o seu papel histórico e constitucional de proteger o Brasil de comunistas e assaltantes e criminosos que ameaçam o nosso país”. E termina seu manifesto com a exortação de “Militares no poder já!”.

Mais explícito, impossível.

10 comentários:

Anônimo disse...

s� uma duvida... tiro de perto ou tiro de longe muda o fato que um ser humano foi morto? Um policial cumprindo o seu dever?
N�o estamos falando de um torturador ou de uma a�o contra um exercito...
As vezes me pergunto... ser� que a familia deste policial morto recebeu assitencia? ou foi abandonada? sera que eles receberama anistia de suas dividas....
sabe olhando os fatos do passado, n�o da para escolher lado... pensar que aquele policial foi morto e alguns dos que objetivavam o poder , que hoje finalmente ocupam o poder enchem suas cuecas de dolares.... coitados dos que morreram por iadeais devem estar se revirando no tumulo...

Anônimo disse...

Enquanto os reaças da extrema direita tentam a seu já manjado jeito espalhar o breu, Celso Lungaretti "acende uma candeia no entendimento"!

CHRIS COUTO BRASIL disse...

Temos sede de justiça !
Chega de tanta sujeira e podridão na política no nosso país !
Nossas esperanças estão nas mãos dos militares, porque a JUSTIÇA desse país JAZ no lamaçal da CORRUPÇÃO!

Fora corruptos !
Fora bandidos !
Fora quadrilha do inferno !

PVC - Partido Vergonha na Cara.
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=26267705

CHRIS COUTO BRASIL
http://chriscoutobrasil.blogspot.com/

Contagem regressiva 01/01/2011 disse...

Faltam agora vocês rebaixarem Tiradentes a um marginal,sim os militares tem que moralizar este país e devolver a democracia,não ao comunismo,não ao FORO DE SÂO PAULO,não ao HUGO CHAVES,não AO LULA.

Acorda Brasil.

Atomada do poder pelos comunista é iminente.

Lamarca desertor das forças Armadas do BRASIL.

Quem será o próximo a receber milhões do governo?

Quer dizer que o aassassinato valeu a pena?

Mauro Costa disse...

Tenho um desafio. Desafio a desmentir os fatos apresentados na Carta Manifesto aos Militares do PVC. Desejo saber fora retórica politico ideológica, se os fatos ali apresentados estão incorretos.
aproveito e deixo aqui uma pergunta a ser respondida: Pode o Brasil ter relações oficiais com as FARCs, que tem já provado pela Polícia Federal o fornecimento de Armas e drogas ao Grupo Comando Vermelho (Crime organizado)?
Na verdade o Manifesto do PVC deixa claro um caminho de golpe ou tomada de poder através de um pacto de metas pelo PT. Se esse pacto fosse de direita, o Sr. acharia legitimo? Golpe é golpe e se a sua coerência apregoa que não aceita o golpe e fora da democracia não é legitimo (o Sr. lutou contra a ditadura e por uma democracia, se estou correto), como justificar os fatos apresentados no manifesto aos militares? Estamos em pleno andamento de intenções de golpe de estado de esquerda via Foro de São Paulo. Gostaria que o Sr. provasse que o Manisfesto do PVC esta errado. Se estiver certo, não é constitucional as Forças Armadas manterem a soberania nacional dentro dos parametros de nossa constituição democrática? Se o Sr. nega essa validade legal de nossa constituição, por que mesmo Sr. lutou?

Mauro Costa disse...

Uma das coisas que sempre me deixa estupefato é que parece facil tratar o Lamarca como inocente ou como um imbecil. Inocente por que fica claro que, não importando quem esta contando o fato do assalto ou como foi contado, o Sr. Lungaretti tenta configurar ou justificar que o Lamarca tinha o direito de matar o policial que estava cumprindo o seu dever. Imbecil por que argumenta que se estão mentindo que o segundo tiro foi ou não de Lamarca e só falta dizer que ele jamais quis estar ali e muito menos deu os tiros por que quiz. O Sr. Lungaretti acredita que somos todos idiotizados ou sequelados para pensar que se o Teruma escreve uma distorção ao ver dele, sobre o caso, desconfigura o ato e as reais inteções do Lamarca. Poxa! Fica impossivel acreditar que ele quer desviar para do que realmente importa e é exatamente o que todas as entidades de direita estão gritando e denunciando e fica impossivel negar..... Lamarca foi primeiro um traidor da pátria e desertor (e ele não era perseguido quando capitão do exercito, pois desertou por que quiz e sabia exatamente dos riscos e consequencias de seus atos) e somente depois começou a ser perseguido. Matou trabalhadores e pessoas inocentes cumpridoras da ordem e da lei. Teria tido o Sr. Lamarca o direito de matar o homem de bem e de familia que cumpria o seu dever defendendo o Banco de um assalto.... qual a diferença entre o Lamarca e qualquer bandido comum.... (estou com problemas no meu teclado e os pontinhos significam pontos de interrogação) qualquer pessoa que julgue-se apto de ir contra o poder instituido e a sociedade (que clamou pela ação dos militares e depois agradeceu na Marcha da Familia com Deus e pela Liberdade que ocorreu em varias capitais em 1964 com a milhares de pessoas do povo participando - negada ou omitida pela esquerda) como naquela época, poderia hoje criar um movimento estilo VALPAR, MR8, etc e sair assaltando e matando por ideologia atentando contra a vida, a ordem e a sociedade....
Por favor, esta na hora do Sr. Lungaretti entender que o povo em geral não compra não engole mais essa mentira que Lamarca foi um lutador pela democracia e a liberdade contra um governo de ditadura (ou anos de chumbo). Lamarca foi primeiro um desertor e traidor da pátria. Até aí ele não foi perseguido. Depois é que foi. Comparando ele com o bandido Fernandinho Beiramar, qual a diferença.... ambos assaltam, matam e principalmente usam de demagogias para defender os seus interesses, atendendo a uma parcela da população. Ou seria por que o Lamarca apoiava e militava pela esquerda ou comunismo torna-se abençoado e todos os meios passam a ser licitos e justificados.... O Sr. não tem vergonha em justificar a defesa de Lamarca o traidor e assassino por ideologia e querer abrandar seus crimes por um idela de esquerda ....
As vidas das vitimas do Lamarca e de tantos outros não valem nada para os militantes de esquerda...

O Sr. consegue acreditar que o povo acha correto isso tudo que o Lamarca fez...
Olha. Não estou defendendo aqui as torturas, mas não tome o povo de idiota e que não sabe exatamente que o que os terroristas (ou militantes se preferir chamar assim) fizeram e muito bem provocaram uma reação proporcional as ações de assassinatos, assaltos (que abrandaram com a palavra de deapropriação), sequestros e bombas onde muitos trabalhadores inocentes foram mortos. Qual justiça o Sr. Lungaretti clama se nenhumas das vitimas dos militates foram beneficiados pela Teta gorda da comissão da anistia.
Uma coisa o Sr. não podera negar. Seja como foi descrito esse assalto, ficou o crime e o bandido e assassino LAMARCA. Por isso deixe de ser muito cara-de-pau e de tentar travestir um crime de assassinato e assalto a banco como se fosse um ato heroico e patriótico. se o Sr. Observar, não estou aqui defendendo ou discutindo ideologia politica, mas um fato de vários atos. Outra coisa que gostaria de lembrar o Sr. Lungaretti. Não ha organização de direita para simplesmente dizer pu exclarecer fatos que vivemos ou sabemos. Como ja escrevi. Escrever sobre a verdade que foi sufocada é simples assim. Para cada besteira que o Sr. por ventura escrever, sempre haverá pessoas interessadas em exclarecer tudo. Assassino sempre sera um bandido ou assassino, mesmo que travestido de militante.

celsolungaretti disse...

Os zumbis criados pela propaganda enganosa vieram arrastar-se pelo espaço de comentários, comprovando o mal que a mistura de mentiras, meias-verdades e interpretação distorcida dos fatos pode fazer à mente frágil dos que não têm uma boa formação cultural e, muito menos, uma base humanística.

Poderia deletar esse besteirol insano, mas o mantenho aí para que as pessoas civilizadas aquilatem a extensão e a gravidade da doença. Esses novos trogloditas estão realmente prontos para dar um novo golpe e mergulhar o País nas trevas.

Só não o fazem porque o poder econômico, por enquanto, não os apóia: ao contrário de 1964, uma quartelada hoje não convém aos EUA, aos banqueiros e ao grande capital, que consideram seus interesses bem servidos pelo governo Lula.

Mas, o quadro não é estático, pode mudar. E esse caldo de cultura purulento é o mesmo que engendrou o nazi-fascismo do século passado. Não deve ser subestimado, como o foram Hitler e Mussolini no início de suas escaladas ao poder.

Se fosse preciso um reforço para o alerta que lancei neste artigo, nada melhor do que os nauseabundos comentários dos neo-integralistas aqui expostos.

Mauro Costa disse...

ah! Só um detalhe! O Sr. esta mga enganado..... Não somos zumbi por que jamais morremos. Não confunda o ato democratico do povo ter acreditado e apostado no PT e na esquerda, como uma morte ou acomodação. Não seja tão ingênuo ou não se ponha em uma posição tão frágil assim nos rotulando como zumbis.
Queres uma prova cabal do que estou escrevendo?
Quando não queremos que o presidente fale e não apareça para o mundo como um bom presidente, os "zumbis" vaiam mais alto que o poder. Como negar isso?
Mas se insiste que somos mesmo Zumbis e o povo é 100% de esquerda e apoiam os atos do passado, bem..... que pense assim. Mas lembre-se de um fato. Na história do Brasil, em todas as vzes que tentaram usurpar a liberdade ou calar o povo, os comunistas sempre perderam. Sempre. Outro lado legal que acho de poder ser um zumbi, é que eles não falam, mas agem em suas metas obstinadas.
Observe que não ha e nunca houve uma reação de nossa parte. O que ha é uma opção de colocar e tirar quem opovo quiser do poder. Nunca uma vaia foi tão clara e faloumais parecido como zumbis, mas calou um presidente de esquerda. Obrigado pelo rotulo.

Mauro Costa disse...

Engana-se muito o Sr. ao achar que o poder econômico não nos apoia. Vejo que o Sr. pensa q sabe, mas nada sabe. Esrever o que pensa saber, não quer dizer que sabe de fato. O poder economico e o próprio poder tem varias veias e fontes. Não se iluda tão ingenuamente. Os meios são outros e estamos dentro de tudo monitorando, por que sabemos até aonde podem ir ou não.

Anônimo disse...

Se não muda, então por que DISTORCER a verdade como os direitistas fizeram? O texto do Celso não glorifica nem justifica nada, e narra os fatos corretamente. Pra quê exagerar?

Related Posts with Thumbnails

Arquivo do blog