PESQUISAR ESTE BLOGUE

22.1.10

"FOLHA" FAZ NOVA PROVOCAÇÃO

Ives Gandra Martins é um advogado tributarista que ensina a grandes clientes como pagarem menos, ou nenhum, imposto de renda.

Ou seja, presta relevantes serviços à causa da desigualdade social, já que alivia os ricos das mordidas do leão, enquanto os pobres, não contando com assessoria jurídica da mesma qualidade, acabam se sujeitando a tributos injustos e até ilegais.
Houve tempo em que ele era atração exclusiva do jornal O Estado de S. Paulo, eternamente alinhado com os interesses empresariais.

Agora, a Folha de S. Paulo também lhe concede espaço de articulista. E não na sua área específica, mas para falar sobre o que desconhece e não tem isenção para abordar: ditadura militar x resistência.

Seu artigo de hoje (22), Guerrilha e redemocratização, não passa de uma síntese da propaganda enganosa que os sites fascistas trombeteiam sobre o período de 1964/85 e, mais especificamente, sobre a terceira versão do Programa Nacional de Direitos Humanos.

Parece que, ao lecionar Direito na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército e na Escola Superior de Guerra, foi ele quem recebeu lições dos alunos: ensinaram-lhe o Torto.

Diz que, ao resistir ao terrorismo de estado implantado pelos golpistas de 1964, "a guerrilha apenas atrasou o processo de retorno à democracia".

Justifica as atrocidades ditatoriais com a falácia de que os verdadeiros responsáveis foram os que não se submeteram a viver debaixo das botas, pois "ódio gera ódio, e a luta armada acaba por provocar excessos de ambos os lados". É a velha piada do brutamontes se queixando de haver machucado a mão ao esmurrar a cara de um fracote...

Minimiza a contribuição dos movimentos de resistência à democratização, que, segundo ele, se deveu principalmente à atuação da OAB e de alguns parlamentares.

Aponta Hugo Chávez como eminência parda do PNDH-3 ("o programa é uma reprodução dos modelos constitucionais venezuelano, equatoriano e boliviano"), o qual estaria sendo "organizado por inspiração dos guerrilheiros pretéritos" (leia-se Paulo Vannuchi).

E insinua que a presidenciável do PT tem esqueletos no armário, pois, se forem apurados também os excessos porventura cometidos pelos resistentes, "isso não será bom para a candidata Dilma Rousseff". [Se tivesse algo consistente para dizer faria acusações concretas, ao invés de servir-se de indiretas para insuflar suspeitas, sem correr o risco de ser acionado por calúnia e difamação.]

Caso essa visão distorcida e tendenciosa da extrema-direita, expressa pelo Gandra Martins, tivesse a mínima relevância à luz dos valores civilizados, seria fácil refutar seu artigo de amador que invade destrambelhadamente a seara dos profissionais.

Mas, nem ele é importante como analista político, nem os artigos de Opinião da Folha são referencial para coisíssima nenhuma atualmente.

O jornal da ditabranda está sempre laçando fascistas acidentais para escreverem textos provocativos, capazes de motivar muitas refutações. Quer dar a impressão de que ainda é um veículo polêmico, trepidante.

Não farei o seu jogo, pois tanto a Folha de S. Paulo quanto o ideário que norteou o artigo de Gandra Martins só merecem de mim o mais absoluto desprezo.

Um comentário:

Unknown disse...

CARLOS ALBERTO OPUS DEI DI FRANCO É DO PIG- PARTIDO DA IMPRENSA GOLPISTA
A OPUS DEI apoiou a Ditadura de Franco na Espanha uma das mais implacaveis da história.
Carlos Di Franco é o "papa" da Opus Dei.
Escreve no Jornal Estado de Minas com uma certa frequencia ,criticando o Governo Lula.
Sua ultima pérola foi: Imagem Estilhaçada , publicada em 25/01/2010, pagina 9, coluna OPINIÃO, sobre o PNDH - Progrma Nacional de Direitos Humanos.
Ele como sempre não poupa o Presidente Lula:
"Estilhaçou-se , aqui e no exterior , a imagem do Presidente da República".
E por ai vai.
Todos nós já sabiamos menos lele que Lula seria homenageado em DAVOS.
E vai por ai.
Nos que lutamos pelas Liberdades Democraticas e pela Anistia Ampla , Geral e Irrestrita não podemos permitir que franquistas , arvorando em democratas tentem impedir conquistas de anos e que custou a vida de dezenas de brasileiros.
Vamos consquistar:
1- punição aos torturadores;
2- abertura dos arquivos secretos da Ditadura;
3- elucidação do casos dos mortos e desaparecidos políticos.
Quem tem rabo preso não é contra o PNDH.
A OPUS DEI é contra.
FRANCO DE CÁ E FRANCO DE LÁ É MERA COINCIDÊNCIA.
Eles gritam VIVA A MORTE e nós VIVA A VIDA
BETINHO DUARTE

Related Posts with Thumbnails

Arquivo do blog