PESQUISAR ESTE BLOGUE

15.11.13

O QUE O DIRCEU E O GENOÍNO AINDA PODEM SALVAR DO INCÊNDIO

A prisão sempre foi um acontecimento normal na vida de um revolucionário. Nunca nos envergonhamos de ser presos por tentarmos abolir a exploração do homem pelo homem. Nem deveríamos: só os melhores seres humanos assumem os riscos de empunhar tal bandeira.

O constrangedor, no caso do Zé Dirceu e do José Genoíno, é estarem prestes a cumprir penas em função de um episódio de corrupção. 

Nunca concordei com a decisão de alegarem inocência, que é a mesma de quase todos os criminosos comuns. O homem das ruas imediatamente conclui que são culpados.

Deveriam ter dito a verdade: que é praticamente impossível governar o Brasil sem comprar o apoio da ralé parlamentar, seja com Pastas e cargos, seja com grana. 

Que, bem vistas as coisas, era melhor fazê-lo com dinheiro do que colocando raposas para cuidarem de galinheiros. As maracutaias se multiplicariam como cogumelos.

Finalmente, deveriam ter atirado na cara das vestais do sistema que estavam sendo colocados na berlinda em função do que a grande maioria dos políticos faz e sempre fez com ultrajante impunidade. Salta aos olhos que foram utilizados dois pesos e duas medidas.

E agora, Josés?

Não adianta continuarem insistindo em que o mensalão não existiu e que os dois são angelicais. Só a militância vai acreditar.

Eu sugeriria a ambos que assumissem suas responsabilidades, tratando, em seguida, de levar ao conhecimento do povo o MAIS IMPORTANTE NISSO TUDO: o fato de jamais terem levado ou pretendido levar vantagem pessoal.

Cometeram um grave erro político, ao cederem à chantagem dos podres, incorrendo em ilicitudes para terem com que pagar a eles. Mas, não foram movidos pela ganância nem podem ser considerados os estereótipos dos corruptos, como tenta fazer crer, p. ex., a nauseabunda Veja (vide a capa abaixo).

Disto tenho certeza. E isto os diferencia dos ratos de esgoto que buscam na política apenas um atalho para o enriquecimento pessoal. 

Se conseguirem convencer o povo de que, embora hajam cometido um erro pelo qual pagarão agora um alto preço, seu objetivo final não era o de locupletarem-se, jamais tendo descido tão baixo como os políticos profissionais, salvarão algo do incêndio. Caso contrário, a burguesia e sua indústria cultural terão feito barba, cabelo e bigode de ambos. 

Contando com a amadoresca ingenuidade do PT e suas redes, que tanto tentaram influir no resultado do julgamento no STF por meio de tortuosas discussões jurídicas, quando muito mais importante era o julgamento da opinião pública, que só poderia ser conquistada por argumentos políticos. Salvar a imagem da esquerda vinha na frente de salvar pessoas do presídio. Por terem esquecido que a conquista dos corações e mentes deve estar sempre em primeiro lugar, os petistas acabaram derrotados nas duas frentes.

POSTS RECENTES DO BLOGUE NÁUFRAGO DA UTOPIA (clique p/ abrir):

3 comentários:

Anônimo disse...

Só gente de esquerda para achar que os coitadinhos são corruptos, mas para salvar o país.

São os corruptps super herois

Meu amigo se liga, se escutou o que acabou de falar, para de pater boca e mal dizer a direita, a esquerda é a mesma bosta

Luiz Brasileiro disse...

Olá Celso, é possível você me dizer quais foram os crimes que Dirceu, Genoíno e os outros petistas cometeram?

Os supostos crimes apontados pelo STF são qualificações errôneas dos fatos, qualificações objetivando um fim político, e como todo mundo sabe até os escritos da Bíblia podem ser interpretados como sendo narrativa de perversões.

Caro Celso, depois de ler seu texto tenho certeza que você não leu a DENÚNCIA, não sabe os fatos, não sabe o que fizeram os petistas condenados.

Contudo, você não é a única pessoa de esquerda a ignorar os fatos, a ignorara o que fizeram os companheiros vitimados por esta farsa infame chamada mensalão, o uso do aparato judicial para derrotar adversários políticos sem pruridos e sem respeito pelo direito.

celsolungaretti disse...

Companheiro,

os dois lados tinham lá seus argumentos, mas você só leu a parte com que simpatizava.

Como não sou advogado, baseei-me em tudo que aprendi na vida inteira sobre a política oficial -inclusive nos 3,5 anos em que atuei na imprensa do Palácio dos Bandeirantes. O que fiquei conhecendo dos bastidores do poder é muitíssimo pior do que tudo que se fala dos políticos (e olhe que o conceito deles já é pra lá de péssimo!).

Mas, esta discussão não leva mais a nada. O fato está consumado e só há uma coisa que realmente importa discutirmos: o que se pode fazer daqui para a frente. Dei uma contribuição neste sentido, aconselhando os dois Josés a desmentirem a falácia da imprensa burguesa, segundo a qual eles seriam corruptos iguais a todos os outros.

Por quê? Porque, se sua imagem não melhorar, como poderão receber adiante uma redução de penas ou, mesmo, um perdão presidencial?

Meu jeito é este: no momento das piores derrotas, já começo a pensar no contra-ataque. Não tenho tempo para catarses.

Related Posts with Thumbnails

Arquivo do blog