PESQUISAR ESTE BLOGUE

26.7.07

CONSPIRADORES À BEIRA DE UM ATAQUE DE NERVOS

Celso Lungaretti (*)

São cada vez mais explícitas as exortações a uma nova quartelada, evidenciando a existência de um esquema golpista que poderá ser acionado se e quando chegar o momento propício.

Ao entregar espadins a ingressantes nas academias militares, um ministro do Superior Tribunal Militar, Olympio Pereira da Silva Júnior, teve um ataque de incontinência verbal e abriu o jogo: “Não desistam. Os certos não devem mudar e sim os errados. Podem ter certeza de que milhares de pessoas estão do lado de vocês. Um dia, não se sabe quando, mas com certeza esse dia já esteve mais longe, as pessoas de bem desse País vão se pronunciar, vão se apresentar, como já fizeram em um passado não muito longe, e aí sim, as coisas vão mudar, o sol da democracia e da Justiça brasileira vai voltar a brilhar”.

Quando a extrema-direita fez uma verdadeira tempestade em copo d’água em torno da anistia a Carlos Lamarca (culpando o Governo Federal pelo que fora decisão do Judiciário), o torturador-símbolo do Brasil, Carlos Alberto Brilhante Ustra, recebeu mensagem de um oficial da reserva pregando virada de mesa e só contestou o timing: “o fruto ainda não está maduro para ser colhido”. Sua certeza de impunidade é tamanha que ele manteve essa troca de idéias on-line!

Os Grupos Guararapes da vida lançam manifestos bombásticos aos militares (“A honra ou a morte!”) e os conspiradores já saíram às ruas em Salvador, tentando repetir as marchas “da família, com Deus, pela liberdade” que prepararam o terreno para a derrubada de João Goulart.

O script, aliás, é bem semelhante ao de 1964, com o MST no papel das Ligas Camponesas, o caos aéreo substituindo a agitação nos escalões inferiores das Forças Armadas (em que pontificou o famigerado cabo Anselmo), um fantasmagórico Foro de São Paulo fazendo as vezes da conspiração comunista urdida por Moscou e Pequim...

ALARMISMO EXACERBADO

Os acontecimentos do dia-a-dia são enfocados de forma tendenciosa e exagerada, como no caso da tragédia de Congonhas. Apesar das evidências gritantes de que a responsabilidade maior foi das empresas aéreas e sua ganância criminosa, a morte de 200 pessoas deu pretexto a uma enxurrada de panfletos virtuais contra o Governo Lula, cuja virulência ultrapassou todos os limites do razoável.

É certo que continuou permitindo o pouso de aeronaves de grande porte num aeroporto que não mais as comportava, cedeu aos lobbies colocando uma pista em operação antes de estar pronta e não cumpriu devidamente sua missão de fiscalizar o cumprimento de normas de segurança.

Mas, em matéria de omissão e subserviência aos interesses econômicos, pouco difere dos governos anteriores, não se justificando, nem de longe, o clima apocalíptico que se tenta insuflar por meio da Web e até de alguns manifestações na grande imprensa, como o editorial de O Estado de S. Paulo que proclamou o “colapso do lulismo em matéria de permitir, em última análise, que o país funcione”.

Ora, um observador isento concluiria que o País vem funcionando exatamente da mesma forma desde a década passada, quando se abateu sobre ele a desumanidade característica do capitalismo globalizado.

E até há uma pequena melhora na situação econômica, como se depreende dos dados sobre o desempenho do mercado de trabalho no último semestre: em 85,7% das negociações coletivas os trabalhadores obtiveram reajuste acima da inflação, enquanto 10,7% empataram e só 3,6% ficaram aquém da alta de preços.

“A recuperação dos salários reais, ao lado da expansão do crédito, tem dado impulso a um crescimento robusto da demanda interna. Com o aquecimento do consumo e do investimento, a criação de empregos com registro formal atingiu número recorde no primeiro semestre . O saldo líquido entre admissões e demissões foi de 1,095 milhão, o maior já registrado”, assinalou a Folha de S. Paulo, também em editorial.

Ou seja, a economia começa a ingressar num período de alta, o que sempre alavanca o prestígio dos governos no Brasil. Esta é a causa mais provável do desespero que se observa entre as viúvas da ditadura e os neo-integralistas. Acreditavam que o transcurso do tempo serviria a seus propósitos de acumulação de forças e vêem suas chances, pelo contrário, diminuírem.

O certo é que há muitos empecilhos ao seu sonho de bisar 1964: os EUA e os grandes empresários hoje não têm motivo nenhum para embarcar nessa aventura; o golpismo não encontra guarida no catolicismo e, muito menos, junto aos neopetencostais; o fim do socialismo real privou os conspiradores de um espantalho crível; a classe média não parece disposta a passar dos resmungos virtuais à ação concreta, etc.

SOM E FÚRIA NULOS

Então, por enquanto, esse estardalhaço todo se reduz, parafraseando Shakespeare, a “uma história contada por um idiota, cheia de som e fúria, significando nada".

Mesmo assim, o obscurantismo e as atrocidades que marcaram o período 1964/1985 nos obrigam a acompanhar com muita atenção esses tentativas de reincidência, jamais subestimando o perigo.

Há uma lâmina suspensa sobre nossa democracia. Poderá jamais ser acionada. Mas, melhor do que rezarmos para que não aconteça o pior, é desarmarmos o quanto antes essa guilhotina.

Começando pela apuração rigorosa dos crimes virtuais que estão sendo cometidos pelos golpistas, como incitações sediciosas, difamação e calúnia.

* Celso Lungaretti é jornalista, escritor. Mais artigos em http://celsolungaretti-orebate.blogspot.com/

3 comentários:

leolinhares disse...

A mídia golpista se aproveita de tragédias para incitar o sentimento anti-lulista e isso é muito claro. Jornalões e revistas de grande circulação representam uma minoria e essa minoria está muito incomodada com um ex-metalúrgico e sindicalista na presidência. Muito bom o texto, parabéns.

Rodrigo disse...

Cheguei ao teu blog através do link no Congresso em Foco. Excelente este texto! Vou colocar link no meu blog, recomendando a leitura.

Abraços

Magda Carvalho disse...

CELSO, SEU ARTIGO É EXTREMAMENTE LÚCIDO, SENSATO E ESCLARECEDOR, ALÉM DE EQUILIBRADO. QUALIDADES VITAIS AO EXERCÍCIO DO BOM JORNALISMO. PARABÉNS! VOCÊ CONQUISTOU EM MIM MAIS UMA RESPEITOSA ADMIRADORA/LEITORA.

Related Posts with Thumbnails

Arquivo do blog