PESQUISAR ESTE BLOGUE

15.6.07

RESPOSTA AO EDITORIAL DA FOLHA DE S. PAULO

Como companheiro de lutas que fui de Carlos Lamarca na Vanguarda Popular Revolucionária, peço à Folha de S. Paulo que cumpra o dever jornalístico de me dar espaço para expressar o "outro lado" em suas páginas -- e não, apenas, no Folha On-Line, de repercussão enormemente inferior, atingindo parcela ínfima do público que leu as reportagens de ontem e o editorial de hoje.

"O editorial 'O Caso Lamarca' (15/06/2007) já começa errando ao afirmar que, por conta da uma 'decisão' da Comissão de Anistia, a viúva de Lamarca terá direito a pensão equivalente ao soldo de general. Na verdade, a decisão final cabe ao ministro da Justiça, que pode acatar ou não a sugestão da Comissão de Anistia (já houve casos em que não a seguiu).

Pior ainda foi a distinção que a Folha propôs, entre os militantes que foram torturados e/ou assassinados sob a custõdia do Estado e os demais, só reconhecendo aos primeiros o direito à reparação do Estado. De imediato, por não levar em conta que dezenas de militantes foram capturados, levados a centros clandestinos de tortura, supliciados e executados, sem terem sido colocados formalmente sob a custódia do Estado.

E, em termos gerais, tal distinção só caberia se o Brasil não estivesse, no momento dos acontecimentos, submetido à ditadura e ao terrorismo de estado por parte de um bando armado que usurpou o poder em 1964 e violou de todas as formas os direitos constitucionais dos cidadãos brasileiros: prendeu ao arrepio da Justiça, torturou, baniu, assassinou, deu sumiço em restos mortais, fechou o Congresso e assumiu suas funções, cassou mandatos legítimos, extinguiu entidades e partidos, cerceou a produção do conhecimento, censurou, permitiu a atuação impune de grupos paramilitares que atentavam contra pessoas e instituições, etc.

Os cidadãos brasileiros que ousaram confrontar esse regime totalitário, em condições de enorme desigualdade de forças, nada mais fizeram do que exercer o direito de resistência à tirania, que existe e é reconhecido há tanto tempo quanto a própria democracia, já que também remonta à Grécia antiga. Então, não cabe recriminá-los por assaltar bancos, seqüestrar embaixadores e matar agentes de segurança. Também durante a luta contra o nazi-fascismo foram descarrilados trens, explodidos quartéis, assaltados bancos e mortos policiais e traidores, sem que a ninguém ocorra hoje vituperar os mártires e heróis da Resistência.

Também não é verdade que todos os combatentes da resistência brasileira objetivassem a instalação de uma ditadura socialista no Brasil. Essa generalização provém dos saudosistas da ditadura, como Jarbas Passarinho e Carlos Alberto Brilhante Ustra, na vã tentativa de justificarem o injustificável.

Anda certo o Estado ao reconhecer como vítimas todos aqueles que sofreram danos físicos, psicológicos, morais e profissionais em decorrência da quebra da normalidade constitucional em 1964, da qual decorreram todas as atrocidades e horrores dos anos seguintes.

Finalmente, Lamarca, eu e os demais militantes da VPR jamais fizemos opção alguma pelo terrorismo. Não pretendíamos criar o caos e impedir a classe dominante de governar, como os narodniks que caçavam o czar e seus ministros por toda a Rússia, ou, mais recentemente, Bin Laden explodindo torres gêmeas. Nossas ações de propaganda armada visavam engajar a população na luta contra a ditadura. O uso incorreto e malicioso do termo 'terrorista' não passou de um ardil goebbeliano dos serviços de guerra psicológica das Forças Armadas para jogar a população contra os resistentes. Foi propaganda enganosa na época e continua sendo agora, quando é martelado dia e noite pelos porta-vozes da extrema-direita e seus sites obscurantistas."

Celso Lungaretti, 56, jornalista, escritor e ex-preso político anistiado pelo Ministério da Justiça

4 comentários:

KARMAK disse...

Concordo contigo Sr. Lungaretti, naqueles tempos sombrios alguém tinha que ser corajoso e lutar pela democracia.
A folha foi altamente tendenciosa em seu editorial. O capitão Lamarca merece ser lembrado como ícone da resistência a ditadura.

Parabéns

pedro zeballos disse...

Celso, lendo seu texto me veio a terrível lembrança da escuridão da ditadura. Primeiro, que o lado fútil do brasileiro se sobrepõe ao lado sério, uma vez que a sua conhecida pouca memória o arremete hoje a uma verdadeira amnésia quando se trata dos descalabros cometidos em nome do combate ao terrorismo, num tempo em que havia pessoas dos mais baixos escalões do governo e sem qualquer investidura legal, preendendo, julgando sumariamente e executando outras pessoas cujo único e grande mal, era o de, por exemplo, ter em sua estante doméstica um exemplar de "O Capital" de Marx. Levando-se em conta que boa parte de nossa sociedade é descendente direta dos carrascos e torturadores, dos delatores com caráter de pouca monta aceitos pelo poder central como fidedignos, talvez em breve esqueçamos de vez tudo isso. Presenciei um oficial da PM paulista, desesperado, batendo à porta do terrível instrumento de terrorismo de estado, implantando aqui pelos alienígenas mantenedores da ditadura, chamado DOPS. Esse oficial procurava, com lágrimas nos olhos e voz embargada, pelo pai coronel PM e pelo irmão mais velho, capitão PM, que tinham sido arrancados de suas casas numa noite e levados à força por homens que alegavam ser do DOPS em viaturas sem chapa. Motivo: suspeita de divergência ideológica com o governo federal. Ou seja, cortou-se até na própria carne, no afã de exterminar os 'perigosos' comunistas.
Segundo, caro Celso: Lamarca foi mesmo é executado numa emboscada, de maneira covarde e traiçoeira, sem qualquer possibilidade de defesa e, portanto, não houve combate.

Anônimo disse...

Se o sr. foi companheiro do lamarca, então me diz quantas pessoas civis, agentes de segurança, e outras pessoas voce e o lamarca mataram e se as familias destas pessoas tiveram alguma indenização. Moço! quem mata é heroi?

celsolungaretti disse...

Bianca, como todos sabem, o número de baixas foi muito maior do nosso lado. Combatíamos em benefício do povo, então fazíamos o possível e o impossível para evitar derramamento de sangue. Já os capangas da ditadura praticavam crimes como regra, pois sua prioridade era manter o poder ilegitimamente conquistado.

De resto, lamento decepcioná-la, mas eu era um quadro dirigente e não participava de ações armadas. Nunca matei nem feri ninguém. Pelo contrário, fui quase morto e muito ferido pelos torturadores, tanto que fiquei com uma lesão permanente.

Related Posts with Thumbnails

Arquivo do blog