PESQUISAR ESTE BLOGUE

23.6.14

O MINISTRO MAIS ODIADO PELA DIREITA OUSA SACUDIR A PASMACEIRA DA ESQUERDA

Não conheço pessoalmente o Gilberto Carvalho, que, a exemplo de Lula, tem origem proletária: foi quando trabalhava como soldador em fábricas do PR e do ABC paulista que ingressou na Pastoral Operária, da qual se tornaria secretário-geral.

Continua até agora à frente de uma Secretaria-Geral, no caso a da Presidência da República. E é alvejado dia e noite pela direita, como seu principal inimigo no governo depois da queda de Zé Dirceu.

Companheiros de Brasília me garantem ter ouvido dele, quando maior era a pressão orquestrada desde a Europa e tão bem secundada por figuras do Judiciário e da grande imprensa brasileira, que considerava "uma questão de honra" salvar o escritor Cesare Battisti da perseguição inquisitorial e vendetta italiana.

Até onde sei, foi GC o petista mais influente a empenhar todo seu prestígio para fazer com que a solidariedade revolucionária prevalecesse sobre a realpolitik na decisão do Governo Lula. 

Havia, sim, quem pouco se importasse com o fato de existirem evidências mil de que Battisti, inocente das acusações mais graves que lhe faziam, estava servindo apenas como bode expiatório e como troféu político para os neofascistas de Silvio Berlusconi. Esses preferiam entregar um companheiro de ideais às feras do que arriscar-se a uma retaliação de governo do 1º mundo -que acabou não vindo, como eu sempre disse que não viria. É um motivo a mais para respeitarmos e admirarmos os que, mesmo no poder, continuaram mantendo sua integridade política e pessoal: eles foram raros!

A entrevista de GC na Folha de S. Paulo desta 2ª feira (23) novamente vem ao encontro das minhas posições, mesmo que ele provavelmente as desconheça. É que pessoas formadas nos mesmos valores tendem a analisar de maneira semelhante os acontecimentos.

Durante todo o julgamento do mensalão, fui reticente quanto à alegação de inocência dos réus petistas, pois os anos em que exerci meu ofício na imprensa do Palácio dos Bandeirantes me permitiram conhecer bem as entranhas putrefatas do poder. Tão bem que seria cínico se fingisse acreditar na ingenuidade de companheiros que são tudo, menos ingênuos. 

Via-os, e vejo-os, não como anjinhos injustiçados por Satã Barbosa, mas sim como militantes que cometeram o erro de incidirem nas práticas usuais da politicalha porque as viam como necessárias para o PT poder governar. Acabaram sujando as mãos, não movidos pela ganância, mas sim sofrendo pessoalmente as consequências da opção do partido de não tentar mais mudar radicalmente a sociedade, preferindo concretizar alguns dos seus objetivos (abdicando de outros) sem uma franca ruptura com o status quo capitalista.

Então, eu pregava a denúncia do dois pesos, duas medidas ao invés da arguição de inocência. Cabia, sim, uma autocrítica pública do partido e dos seus dirigentes por terem se deixado conspurcar (e por terem conspurcado a pureza dos seus ideais) no contato com as práticas corriqueiras da política fisiológica e corrupta. Porque a obstinação em tapar o sol com a peneira apenas convenceria os melhores cidadãos de que os revolucionários de 1968 e seus herdeiros em nada diferiam da podridão característica dos rebentos da política oficial, sendo todos farinha do mesmo saco.

Eu, pelo contrário, sempre coloquei a defesa da integridade dos ideais revolucionários acima da defesa de pessoas. E, como homem de comunicação que sou, sabia muito bem que o povo não acreditaria nas balelas que lhe tentavam impingir. Há um ano estamos vendo, nas ruas e nos estádios, que o povo realmente não acreditou.

Foi uma agradável surpresa para mim encontrar num grão petista tal exercício da reflexão crítica, ao invés de tergiversações e triunfalismo. É algo tão raro que vale a pena reproduzir os principais trechos da entrevista de GC (cuja íntegra pode ser acessada aqui).  

Torço para que haja mais petistas como ele, conscientes do imperativo de se resgatarem os valores originais do partido -aqueles que eu compartilhava fervorosamente três décadas atrás.
A afirmação de que o xingamento contra Dilma não partiu só da "elite branca" foi uma espécie de sincericídio?
Não. Foi muito consciente. Tenho feito esforço enorme para ter muita sintonia com as ruas e para não romper com aquilo que considero justo e honesto, mesmo que me custe. 
...Não nego atos de corrupção que tivemos. Infelizmente, eles aconteceram, têm de ser reprovados. Esses atos nos doem primeiro a nós mesmos. O problema é o tratamento que se dá a erros dos outros, como o mensalão tucano...
Precisamos ter clareza disso e combater, porque, do contrário, começa a ganhar corpo uma opinião cada vez mais ampla de que nós estamos prejudicando o país, de que inventamos a corrupção.
O sr. disse que a imagem de partido corrupto "pegou" em setores mais populares.
Tenho certeza de que o PT tem na sua imensa maioria uma gente muito séria, honesta. Agora, precisamos de fato ter um rigor interno ético muito grande. Lutar desesperadamente pela reforma política para mudar o indutor da corrupção, que é o financiamento empresarial de campanha. Sinto isso na carne.
Na carne?
Porque vejo companheiros que acabam se enrolando muitas vezes nesses processos de corrupção, em grande parte induzidos por uma prática tradicional no país e que antes, insisto, não aparecia, porque não se investigava.
O sr. é responsável pela interlocução com os movimentos sociais, mas hoje o PT paga militância em campanhas.
Acho que que, na justa medida em que nós nos tornamos uma grande instituição, fomos nos burocratizando. O PT trouxe inovações fundamentais para a ampliação da participação das pessoas na política e dar protagonismo a setores populares marginalizados. Mas o vírus da velha política também nos contaminou, em parte.
...precisamos reconquistar o sentido coletivo de fazer política. Reanimar a militância. Na medida em que a gente foi se verticalizando, fomos nos tornando mais pragmáticos, perdendo a nossa mística. 
Os grifos são todos meus, obviamente.

ACOMPANHE TAMBÉM OS ARTIGOS DIÁRIOS DA SÉRIE MUNDIAL 2014 (clique p/ abrir):

OUTROS POSTS RECENTES (clique p/ abrir):

19.6.14

O EXÉRCITO DEBOCHA MAIS UMA VEZ DA COMISSÃO NACIONAL DA VERDADE

Celso Lungaretti (*)

"O maior truque do diabo foi convencer o mundo de que ele não existe" (frase célebre do filme Os suspeitos)

"Não foram encontrados registros que comprovem o uso de instalações para fins diferentes dos que lhes tenham sido prescritos" (trecho de relatório do Exército sobre o centro de torturas que manteve em SP durante a ditadura militar)

Obs.: concordo plenamente com as linhas pessimamente traçadas manu militari. Afinal, todos estamos carecas de saber que a prática de sevícias, os assassinatos, estupros, ocultação de cadáveres e outros horrores decorreram de uma decisão de Estado. 

As instalações (tanto esta que tinha o torturador-mor Carlos Alberto Brilhante Ustra à sua frente, como todas as congêneres) foram usadas exatamente para os fins que lhes tinham sido prescritos pelo ditador de plantão, pelos ministros militares e pela cadeia de comando. 

Temo, contudo, que não fosse bem isto o que a Comissão Nacional da Verdade esperava ouvir dos fardados...

* jornalista, escritor e sobrevivente de duas dessas instalações inofensivas: o DOI-Codi da Tijuca (RJ) e a PE da Vila Militar (RJ). Na primeira quase enfartou aos 19 anos de idade. Da segunda saiu com um tímpano estourado para sempre.

ACOMPANHE TAMBÉM OS ARTIGOS DIÁRIOS DA SÉRIE MUNDIAL 2014 (clique p/ abrir):
RESQUIECAT IN PACE, TIKI-TAKA.
A NOSSA SELEÇÃO ESTÁ VERDE OU AMARELOU?
ESTREOU (?) O 'CRISTIANO GOLEADO'...
MESSI DESENCANTOU
JOGADORES SE QUEIXAM DO "CALOR INFERNAL"
A HOLANDA MOSTRA AS GARRAS
BRASIL VENCE AOS TRANCOS E BARRANCOS

OUTROS POSTS RECENTES (clique p/ abrir):
JORGE MAUTNER LOUVA A GENIALIDADE DESTE POVO SEM CATRACAS
SERÁ FELIPÃO O ANALISTA DE BAGÉ?
O QUE É PIOR: O LULA AOS BEIJOS E ABRAÇOS COM O MALUF OU A DILMA PEDINDO A BENÇÃO DO EDIR MACEDO?
SOBRE VAIAS, PALAVRÕES, CALCULISMOS E VACILOS
PROJETOS DISPARATADOS VÊM DE LONGE NA REGIÃO AMAZÔNICA

DECRETO 8.243: TRÊS HOMENS EM CONFLITO

3.6.14

APÓLLO NATALI DÁ SEU RECADO: "ABAIXO A DENTADURA!"

A era da humilhante ditadura chegou ao fim!

Saibam todos os 80% dos brasileiros que têm menos de 20 dentes: os implantes são realidade hoje para vocês que têm retração óssea severa na boca. 

Para vocês, até ontem, os dentistas desferiam a sentença cruel: é dentadura, meu filho, não tem jeito. E lá iam todos, banguelas por inteiro, para casa, com duas carroças na boca para a vida toda, a dentadura de baixo e a de cima.  

Doutor pela Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, José Vicente Contatore iniciou há 30 anos pesquisas em sua terra natal, Araraquara, para desenvolver sua técnica de regeneração óssea mediante o enxerto celular. Atualmente Contatore exibe o resultado de sua descoberta em pacientes implantados que vêm até da mítica Suíça. Pedi ao Ministério da Educação e Cultura, por carta e e-mail, que a matéria seja incluída na grade curricular das faculdades de odontologia.

O paciente, idoso ou não, se acomoda desdentado em suas cadeiras de tratamento e, depois de l0 semanas de cuidados, vai para o seu trabalho com a massa óssea regenerada, todos os 32 dentes implantados, a auto-estima nas nuvens e uma vontade louca de voltar a viver e a sorrir... 

Em suas pesquisas, o Dr. José Vicente Contatore descobriu também que as doenças periodontais  podem ser causadoras do Acidente Vascular Cerebral, o AVC, por meio das bactérias instaladas nas microbolsas que se formam em decorrência da perda óssea e do descolamento da gengiva. Tais bactérias liberam enzimas que obstruem as artérias parcial ou totalmente.

Como os custos do tratamento não estão ao alcance dos pobres, enviei carta à presidenta Dilma narrando as conquistas do Dr.Contatore e passando a ela a esperança dos os desdentados deste País, de que no seu próximo mandato ela já poderá estender tal mágica à rede pública de saúde de todo o território nacional, começando pelos  hospitais universitários. 

Estejam à vontade também os hospitais particulares para abraçarem o novo paradigma da odontologia; assim, o Brasil deixará de ser o país mais banguela e de pior mastigação do mundo. 

Lembrando que o Dr. Contatore é o único que exerce tal trabalho na patriamada. Lembrando que a dentição e a mastigação são condições básicas de saúde da espécie humana. Lembrando que a vida saudável é a vida que deu certo.

Sua técnica está à disposição do mundo em seus vídeos e entrevistas no Google, no seu facebook, em seu site (odotologiacontatore) e no Youtube.  É assim: utilização de laser de alta potência. Pelo raio laser, a célula óssea, que está inerte em decorrência da periodontite, é ativada, aumentando a energia fabricada pela mitocôndria, e, com isto, torna a se reproduzir. 

Depois, a retirada do próprio paciente de células adiposas, ou seja, células somáticas adultas, reprogramadas geneticamente em células indiferenciadas, como se fossem células-tronco, afastando, assim, qualquer discussão ética sobre sua origem. 

Em seguida, aplicação de proteína morfogenética. A célula geneticamente reprogramada, enxertada no osso, se transforma em osteoblasto, responsável pela osteogênese, ou seja, a formação de osso, fechando o ciclo de reprodução e crescimento da massa óssea. 

E entra a fase do implante no osso regenerado: abaixo a dentadura! 

Finalmente, uma hipótese do Dr. Contatore é a de que pacientes com osteoporose poderiam se beneficiar dessa técnica.     
Related Posts with Thumbnails

Arquivo do blog