Páginas

30.11.16

Náufrago da Utopia: ENCALACRADOS E DESESPERADOS, AGINDO NA CALADA DA N...

Náufrago da Utopia: ENCALACRADOS E DESESPERADOS, AGINDO NA CALADA DA N...: A ntigamente eram os ladrões que agiam na calada da noite.  Agora são os deputados federais. Na calada da noite eles mutilaram e desf...

Náufrago da Utopia: MÁRIO SÉRGIO CONTI: "A TOUPEIRA DA REVOLUÇÃO DESCE...

Náufrago da Utopia: MÁRIO SÉRGIO CONTI: "A TOUPEIRA DA REVOLUÇÃO DESCE...: D entre os muitos artigos publicados desde o anúncio da morte de Fidel Castro,  destaco os principais trechos de Louvado seja o mercado  ...

29.11.16

Náufrago da Utopia: O 'PRESIDENTE TEMERÁRIO' DIZ A QUE VEIO (E DE PÁRA...

Náufrago da Utopia: O 'PRESIDENTE TEMERÁRIO' DIZ A QUE VEIO (E DE PÁRA...: Belo salto! Mas... compensou? A frase “diga-me com quem andas e te direi quem és”, atribuída à Bíblia por analogia com passagens bíbli...

Náufrago da Utopia: SUBSTITUIÇÃO NO PALÁCIO DO PLANALTO: SAI TEMER, EN...

Náufrago da Utopia: SUBSTITUIÇÃO NO PALÁCIO DO PLANALTO: SAI TEMER, EN...: E stá em curso uma óbvia campanha de desgaste do governo de Michel Temer. Como há veículos da grande imprensa envolvidos, isto só pode ...

28.11.16

Náufrago da Utopia: TRUMP: AMEAÇA À HUMANIDADE OU BUFÃO QUE SE FINGIRÁ...

Náufrago da Utopia: TRUMP: AMEAÇA À HUMANIDADE OU BUFÃO QUE SE FINGIRÁ...: Por Ferreira Gullar O CAPITALISMO TRUMPARIANO SE APROXIMA DO NACIONALISMO NAZISTA . S e a vitória de Donald Trump para a Presidên...

27.11.16

O OUTONO DO PATRIARCA CHEGA AO FIM: FIDEL CASTRO ESTÁ MORTO.

A entrada vitoriosa em Havana, no início de 1959.
Fidel Castro, comandante da revolução cubana e principal dirigente do país durante 47 anos, faleceu na noite de 6ª feira, 25.

Foi personagem marcante da segunda metade do século 20, mas sua estrela vinha se apagando desde o fim da União Soviética e do bloco socialista por ela encabeçado.

Em seguida foram suas forças físicas que declinaram, a partir da primeira hemorragia que sofreu em 2006, como consequência de uma doença nos intestinos.

Foi então que, sabendo-se impossibilitado de “assumir uma responsabilidade que requer mobilidade e entrega total”, ele, dignamente, trocou a farda pelo pijama. 

Havia liderado uma heroica revolução em 1959 e depois tentou romper o isolamento a que os Estados Unidos submeteram Cuba incentivando guerrilhas similares noutros países do continente americano (enquanto Che Guevara tentava a sorte no Congo, igualmente em vão).

O resultado acabou sendo o mais indesejado possível: a ocorrência de banhos de sangue e a proliferação de ditaduras direitistas, pois os EUA cuidaram ciosamente de evitar a propagação do mau exemplo no seu quintal. [Êxitos verdadeiros, Cuba só colheu em lutas de libertação nacional, ao ajudar, com tropas, munições e outros recursos, países africanos que confrontavam o colonialismo português.]
Fidel e o Che, no melhor momento de ambos.
Curvando-se à evidência dos fatos, Castro foi obrigado a domesticar sua revolução para garantir-lhe a sobrevivência, ainda que desfigurada.

Desistiu de exportá-la e a institucionalizou, repetindo os mesmos desvios autoritários e burocráticos que engessaram a congênere soviética (a qual, com seu ímpeto transformador estancado, acabou sendo retirada de cena em 1989).

Aposentado compulsoriamente, Fidel durou até os 90 anos, mas os últimos dez não contam: tornara-se um inativo político.

Foi grande um dia, mas decerto não se interessava pelo rock, daí ter passado batido pelos conselhos de Pete Townshend ("Prefiro morrer antes de envelhecer") e Neil Young ("É melhor consumir-se em chamas/ do que definhar aos poucos").

O Che escutou: morreu na hora certa.

SEU PERFIL ERA DE LIBERTADOR – Castro nunca pretendeu revolucionar o mundo, como Marx, Lênin ou Trotsky. Aspirava apenas a ser o libertador de Cuba, livrando-a da ditadura corrupta de Fulgêncio Batista, que fizera da ilha um centro de entretenimentos para turistas ricos interessados em prostituição, jogatina, canciones calientes, drogas... e discrição.
Cuba: humilhada na crise dos mísseis.

Os tão alardeados paredóns (as execuções de inimigos, durante a guerra de guerrilhas e depois da tomada do poder) inserem-se perfeitamente na tradição sanguinária das rebeliões latino-americanas.

Até então, Fidel pouco mais era do que um caudilho típico da região, o filho de latifundiários que abraça a causa dos pobres e se torna seu general. Chegou a declarar enfaticamente que não havia “comunismo nem marxismo em nossas idéias, só democracia representativa e justiça social".

A hostilidade exacerbada dos EUA ao novo governo acabou jogando-o nos braços da URSS, pois só a outra potência mundial poderia dar-lhe alguma chance de sobrevivência face ao poderoso vizinho que lhe impunha um embargo comercial, apoiava invasões armadas e promovia atentados terroristas (vários planos mirabolantes da CIA para matar ou desmoralizar Castro fracassaram).

A contrapartida ao guarda-chuva protetor foi a completa submissão da ilha às imposições soviéticas, com a adoção do modelo stalinista de socialismo num só país: economia totalmente estatizada, autoritarismo político e submissão da classe trabalhadora à burocracia que a deveria, isto sim, representar.

Aparentemente, Castro ainda tentou escapar dessa armadilha, ao concordar com os planos de Che Guevara para levar a revolução à África e, principalmente, levantar a América do Sul.

Com a execução a sangue-frio do Che e o extermínio dos principais movimentos revolucionários latino-americanos, Fidel teve de se conformar com o isolamento em relação a seus vizinhos e a dependência de um aliado distante e arrogante.
Um sucesso incontestável: o sistema de saúde cubano.
Ao monumental sapo engolido em 1962, quando Nikita Kruschev nem se deu ao trabalho de consultar Cuba antes de acertar com os EUA a desmontagem das bases de mísseis instaladas na ilha, seguiram-se outros, sempre indigestos e, ainda assim, digeridos.

Para compensar, Castro obtinha ajuda econômica que lhe permitiu oferecer condições de existência minimamente dignas para o conjunto da população, com destaque para as realizações marcantes em educação e saúde.

Se pessoas mais capazes e empreendedoras se ressentiam por estarem sendo impedidas de obter a condição diferenciada que seu potencial lhes asseguraria alhures, acabando por emigrar de um jeito ou de outro, é certo também que a grande maioria considerava sua situação melhor do que era antes.

Daí a gratidão e carinho que tributava a Fidel, apesar da falta de liberdade e da gestação de uma odiosa nomenklatura, reproduzindo a distorção soviética: onde todos deveriam ser iguais, a burocracia partidária e governamental concedia privilégios indevidos aos seus membros, tornando-os mais iguais.

APÓS O FIM DA URSS, A AGONIA LENTA – A situação, que começara a mudar com a Perestroika, tornou-se crítica após a derrubada do muro de Berlim e o fim do socialismo real no Leste europeu.
Cubanos fugindo de bote: a mídia ocidental adorava.

Ao deixar de ser sustentada pela União Soviética, que lhe injetava recursos e a utilizava como um cartão postal do (que ela pretendia ser o) comunismo, Cuba atravessou uma gravíssima crise econômica, até reaprender a andar por suas próprias pernas. 

Daí as fugas da ilha com barcos improvisados terem chegado ao auge na década de 1980, para júbilo da mídia ocidental. Até o remake de Scarface (d. Brian De Palma, 1983) a incluiu, fazendo uma marota atualização do filme original (d. Howard Hawks, 1932). 

O pior acabou passando, mas os tempos heroicos também. O povo cubano não era o mesmo que se orgulhava de haver reconquistado sua dignidade, com a ilha deixando de ser bordel dos estadunidenses. Tais lembranças haviam se tornado muito distantes. E a penúria, muito presente.

Então, o debilitamento da saúde de Fidel veio a calhar para que Raul Castro, governante menos carismático mas também menos identificado com excessos do passado, lançasse e fosse implementando sua abertura lenta, gradual e segura (o paralelo com a flexibilização do regime militar brasileiro sob Ernesto Geisel tem tudo a ver...), visando ir normalizando pouco a pouco suas relações econômicas com os países capitalistas. 

Quanto a Fidel, acabou tendo seu destino atrelado à bipolarização do poder mundial, que, enquanto durou, permitiu-lhe inflar demais o balãozinho cubano. Mas os ventos mudaram e, no fim da linha, o esperava a agonia lenta.
2013: sua última aparição em público.
Em circunstâncias quase sempre dificílimas, Castro fez o melhor que pôde por seu povo e seu país – não pelo marxismo ou pela revolução mundial, que nunca foram suas verdadeiras devoções.

Quando se puder avaliar seu papel sem exageros propagandísticos e tiroteios ideológicos, deverá ser reconhecida, sobretudo, sua vontade inquebrantável, que o fez ser reconhecido como um titã, apesar da ínfima importância geopolítica da nação que representava.

O século 20 finalmente terminou. E o atual, em termos de grandes personagens históricos, é um deserto.

SOBRE O MESMO ASSUNTO, CLIQUE aqui P/ LER A ERA FIDEL, DE DALTON ROSADO.

26.11.16

Náufrago da Utopia: MANDADOS DE PRISÃO SOBEM DE HIERARQUIA NO RJ

Náufrago da Utopia: MANDADOS DE PRISÃO SOBEM DE HIERARQUIA NO RJ: Garotinho chegando no reformatório e Cabral descobrindo a prisão A té nas prisões de ex-governadores o Rio de Janeiro se tornou pione...

25.11.16

Náufrago da Utopia: OS TEMPOS SÃO OUTROS: A DEMOCRACIA LIBERAL ACABOU!...

Náufrago da Utopia: OS TEMPOS SÃO OUTROS: A DEMOCRACIA LIBERAL ACABOU!...: Por Vladimir Safatle O ÚNICO SETOR QUE  REALMENTE FAZ POLÍTICA HOJE  É A EXTREMA-DIREITA A democracia liberal como a conhecemos ...

Náufrago da Utopia: É TEMPO DE RETROCESSO: RECRUDESCEM A XENOFOBIA, O ...

Náufrago da Utopia: É TEMPO DE RETROCESSO: RECRUDESCEM A XENOFOBIA, O ...: "Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor da sua  pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar as pessoas preci...

24.11.16

Náufrago da Utopia: A 'OPERAÇÃO SALVA CORRUPTOS' TROCADA EM MIÚDOS

Náufrago da Utopia: A 'OPERAÇÃO SALVA CORRUPTOS' TROCADA EM MIÚDOS: J ornalões manchetearam que nesta 5ª feira (24) os deputados federais darão um pulo do gato para tirar a maioria dos políticos do alcanc...

23.11.16

Náufrago da Utopia: ASSISTA AQUI A "O OVO DA SERPENTE". TEM TUDO A VER...

Náufrago da Utopia: ASSISTA AQUI A "O OVO DA SERPENTE". TEM TUDO A VER...: C omo não sou mais crítico de cinema, posso agora dizer algo que faria o céu desabar na minha cabeça quando frequentava as cabines das em...

22.11.16

Náufrago da Utopia: SEMENTES ESPALHADAS COM CARINHO NA WEB, TORCENDO P...

Náufrago da Utopia: SEMENTES ESPALHADAS COM CARINHO NA WEB, TORCENDO P...: P or mero acaso, dei-me conta de que este blogue vai completar 100 meses de existência no próximo dia 8. Depois, em janeiro, apagarei 1...

Náufrago da Utopia: DALTON ROSADO ANALISA O CONTEÚDO DE TRÊS NOTÍCIAS ...

Náufrago da Utopia: DALTON ROSADO ANALISA O CONTEÚDO DE TRÊS NOTÍCIAS ...: "A ideologia da austeridade propõe a penalização d os mais  fracos. Os políticos e tecnocratas gostam  de  se  enxergar ...

21.11.16

Náufrago da Utopia: A ECONOMIA MUNDIAL EM RITMO DE CONSTANTE BLACK FRI...

Náufrago da Utopia: A ECONOMIA MUNDIAL EM RITMO DE CONSTANTE BLACK FRI...: "A teoria revolucionária é, agora, inimiga de toda ideologia revolucionária, e sabe que o é (...). No mundo realmente invertido,...

20.11.16

Náufrago da Utopia: ARTIGO DE HOJE DO CARLOS HEITOR CONY FAZ LEMBRAR O...

Náufrago da Utopia: ARTIGO DE HOJE DO CARLOS HEITOR CONY FAZ LEMBRAR O...: Por Carlos Heitor Cony O RIO AMANHECEU CHORANDO U ma onda de insânia, um tsunami moral e financeiro fizeram o Rio de Janeiro dar um t...

19.11.16

Náufrago da Utopia: EDUARDO VIANNA E CELSO LUNGARETTI ANALISAM A OCUPA...

Náufrago da Utopia: EDUARDO VIANNA E CELSO LUNGARETTI ANALISAM A OCUPA...: Por Eduardo Rodrigues Vianna AS ESCOLAS OCUPADAS DE 2016  TÊM UM GRAVE PROBLEMA S e observarmos as coisas com alguma calma, e fizer...

Náufrago da Utopia: A EBULIÇÃO SOCIAL, A CORRUPÇÃO E A SUTILEZA DA MAN...

Náufrago da Utopia: A EBULIÇÃO SOCIAL, A CORRUPÇÃO E A SUTILEZA DA MAN...: "A pior forma de desigualdade é tentar fazer duas coisas diferentes, iguais" (Aristóteles, filósofo grego)   C omo ...

18.11.16

Náufrago da Utopia: REDEMOCRATIZAÇÃO PELA METADE DÁ NISSO!

Náufrago da Utopia: REDEMOCRATIZAÇÃO PELA METADE DÁ NISSO!: A meia centena de viúvas da ditadura grunhindo e zurrando no plenário do Congresso Nacional assustou o articulista Vladimir Safatle, ...

17.11.16

Náufrago da Utopia: ROCK'N ROLL CAN NEVER DIE

Náufrago da Utopia: ROCK'N ROLL CAN NEVER DIE: Minha primeira seção fixa na Música (1) R olou um papo saudosista no Facebook, com o Adalto Alves divulgando um artigo que escreveu ...

16.11.16

Náufrago da Utopia: DOIS CENÁRIOS FUTURISTAS DO DALTON ROSADO

Náufrago da Utopia: DOIS CENÁRIOS FUTURISTAS DO DALTON ROSADO: PRODUÇÃO DA RIQUEZA ABSTRATA  vs.  PRODUÇÃO DA RIQUEZA MATERIAL   . 1)  A barbárie . Era 2049, justamente cento e vinte anos ...

15.11.16

Náufrago da Utopia: LEON RUSSELL AGORA VAI ACOMPANHAR JOE COCKER NA BA...

Náufrago da Utopia: LEON RUSSELL AGORA VAI ACOMPANHAR JOE COCKER NA BA...: Leon Russell em 1970: movimentos felinos e cartola hilária. N unca fui muito chegado à country music dos EUA, embora goste de uma coi...

Náufrago da Utopia: MESMERIZADA PELA INDÚSTRIA CULTURAL, A HUMANIDADE ...

Náufrago da Utopia: MESMERIZADA PELA INDÚSTRIA CULTURAL, A HUMANIDADE ...: Por Mário Sérgio Conti A NAÇÃO MAIS DESENVOLVIDA ELEGEU  UMA CRIATURA DA INDÚSTRIA CULTURAL (extrato) " ...as luzes da razão c...

14.11.16

Náufrago da Utopia: DALTON ROSADO INDAGA: A QUEM CONVENCE O 'TRUMP PAZ...

Náufrago da Utopia: DALTON ROSADO INDAGA: A QUEM CONVENCE O 'TRUMP PAZ...: "Vamos nos relacionar com todas as  outras  nações.  Teremos  grandes  relacionamentos.  Buscaremos  terrenos comuns, não ho...

13.11.16

Náufrago da Utopia: DESERDADOS DA GLOBALIZAÇÃO EM MARCHA: O PIOR AINDA...

Náufrago da Utopia: DESERDADOS DA GLOBALIZAÇÃO EM MARCHA: O PIOR AINDA...: O pitaco do editor N o seu artigo semanal, desta vez excelente (eu o resumi aqui e a íntegra pode ser acessada  aqui ), o jornalista, ...

Náufrago da Utopia: DESERDADOS DA GLOBALIZAÇÃO EM MARCHA: O PIOR AINDA...

Náufrago da Utopia: DESERDADOS DA GLOBALIZAÇÃO EM MARCHA: O PIOR AINDA...: Por Demétrio Magnoli TRIUNFO DE TRUMP DEVEU-SE À SEDUÇÃO PELO NACIONALISMO POPULISTA (extrato) O brexit não seria aprovado sem os ...

12.11.16

Náufrago da Utopia: RECORDANDO A ERA DAS CARTAS MANUSCRITAS

Náufrago da Utopia: RECORDANDO A ERA DAS CARTAS MANUSCRITAS: Uma crônica de Apollo Natali C artas manuscritas de outrora resistem ainda. Que bom. Presidiárias nas gavetas, saudosas, obstinadas...

Náufrago da Utopia: NA GUERRA, QUEM MORRE SÃO OS PEÕES...

Náufrago da Utopia: NA GUERRA, QUEM MORRE SÃO OS PEÕES...: "O erro da ditadura foi torturar e não matar”   (deputado federal Jair Bolsonaro, militar da reserva) .   Q uando analisam...

11.11.16

Náufrago da Utopia: HÁ UMA PROFUNDA DESCRENÇA POPULAR COM OS GESTORES ...

Náufrago da Utopia: HÁ UMA PROFUNDA DESCRENÇA POPULAR COM OS GESTORES ...: Escreveu  Vladimir Safatle FENÔMENOS COMO  DONALD TRUMP  NÃO SÃO  PASSAGEIROS, SÃO REGRA. . H á uma passagem na Dialética do Es...

Náufrago da Utopia: LEONARD COHEN (1934-2016): ESTE SIM FOI UM POETA ...

Náufrago da Utopia: LEONARD COHEN (1934-2016): ESTE SIM FOI UM POETA ...: O  poeta, compositor e cantor canadense Leonard Cohen não chamou minha atenção quando, assistindo ao filme sobre o  Festival da Ilha de W...

10.11.16

Náufrago da Utopia: QUEM NÃO TE CONHECE QUE TE COMPRE: JAIR BOLSONARO ...

Náufrago da Utopia: QUEM NÃO TE CONHECE QUE TE COMPRE: JAIR BOLSONARO ...: Ele era assim ao agredir o senador Randolfe Rodrigues... P arece que a mosca azul picou o deputado ultradireitista Jair Bolsonaro: a vi...

Náufrago da Utopia: FINALMENTE, UM EDITORIAL DA "FOLHA" COM O QUAL O B...

Náufrago da Utopia: FINALMENTE, UM EDITORIAL DA "FOLHA" COM O QUAL O B...: SUSPEITA ABOMINÁVEL R esta muito a esclarecer sobre o brutal assassinato de cinco jovens da zona leste de São Paulo, mas o caso já deno...

Náufrago da Utopia: GUILHERME BOULOS APONTA: O CANDIDATO A TRUMP BRASI...

Náufrago da Utopia: GUILHERME BOULOS APONTA: O CANDIDATO A TRUMP BRASI...: TRUMP E O MAL-ESTAR CONTEMPORÂNEO . Este... D onald Trump não é um sintoma norte-americano. É um sintoma mundial. Sua vitória revela...

9.11.16

Náufrago da Utopia: A VITÓRIA DE TRUMP: SIGNIFICADO E CONSEQUÊNCIAS.

Náufrago da Utopia: A VITÓRIA DE TRUMP: SIGNIFICADO E CONSEQUÊNCIAS.: "É tempo de sermos mais duros com os chineses... a China  será taxada a cada mau passo, e se eles continuarem,  vamos taxá-los ainda...

Náufrago da Utopia: TRUMP VAI SER O LULA DA DIREITA: ANTES OS RUGIDOS ...

Náufrago da Utopia: TRUMP VAI SER O LULA DA DIREITA: ANTES OS RUGIDOS ...: O que teria acontecido caso Lula houvesse sido eleito em 1989?  Alguém acredita que, realmente, 800 mil empresários fariam as mala...

8.11.16

Náufrago da Utopia: 'APITO AMIGO NA MARRA' ESTÁ MANCHANDO O BRASILEIRÃ...

Náufrago da Utopia: 'APITO AMIGO NA MARRA' ESTÁ MANCHANDO O BRASILEIRÃ...: Seguem os principais trechos de reportagem estarrecedora do UOL, evidenciando  quão nociva é a permanência, à frente da principal entidade...

Náufrago da Utopia: PARA BOM ENTENDEDOR, GILMAR MENDES ANTECIPOU QUE S...

Náufrago da Utopia: PARA BOM ENTENDEDOR, GILMAR MENDES ANTECIPOU QUE S...: E ntrevistado pelo jornal Valor em Washington, o ministro do Supremo Tribunal Federal e presidente do Tribunal Superior Eleitoral Gilmar...

Náufrago da Utopia: O EFEITO LIQUIDIFICADOR IDEOLÓGICO

Náufrago da Utopia: O EFEITO LIQUIDIFICADOR IDEOLÓGICO: "No mais, mesmo, da mesmice,  sempre vem a novidade" (Guimarães Rosa) S ubstâncias várias, quando unidas e liquidificadas...

7.11.16

Náufrago da Utopia: MORO ADMITE: LEI EXUMADA POR RENAN CALHEIROS É MES...

Náufrago da Utopia: MORO ADMITE: LEI EXUMADA POR RENAN CALHEIROS É MES...: O juiz federal Sérgio Moro concedeu na semana passada sua primeira entrevista à imprensa em 2 anos e meio de Operação Lava-Jato . Os r...

6.11.16

Náufrago da Utopia: FHC VAI PARA O TRONO OU NÃO VAI?

Náufrago da Utopia: FHC VAI PARA O TRONO OU NÃO VAI?: Graziano costuma atrair holofotes X ico Graziano, que assessorava Fernando Henrique Cardoso quando este era presidente da República, pr...

Náufrago da Utopia: VONTADE POLÍTICA E AQUECIMENTO GLOBAL

Náufrago da Utopia: VONTADE POLÍTICA E AQUECIMENTO GLOBAL: "Você nunca é ganancioso demais" (Donald Trump) .   C ostuma-se considerar que a política e seus agentes representativ...

5.11.16

Náufrago da Utopia: AQUECIMENTO GLOBAL JÁ CASTIGA O BRASIL. ATÉ QUANDO...

Náufrago da Utopia: AQUECIMENTO GLOBAL JÁ CASTIGA O BRASIL. ATÉ QUANDO...: Por Marcelo Coelho ACORDO DE PARIS ENTRA EM  VIGOR,  MAS BRASILEIROS  NÃO  ESTÃO NEM AÍ... . N esta 5ª feira (3), mais um tempo...

Náufrago da Utopia: EM 2018, OU VOTO FACULTATIVO OU NULO!

Náufrago da Utopia: EM 2018, OU VOTO FACULTATIVO OU NULO!: "a noite esfriou, o dia não veio,  o bonde não veio,  o riso não veio,  não veio a utopia  e tudo acabou  e tudo fugiu...

4.11.16

Náufrago da Utopia: OCUPA!

Náufrago da Utopia: OCUPA!: Em maio de 2007, o movimento estudantil paulista relançou as ocupações de  escolas, que haviam tido papel marcante nas jornadas de 1968. F...

3.11.16

Náufrago da Utopia: TENHO UM ANTEPASSADO ILUSTRE: ANGELO LONGARETTI, Q...

Náufrago da Utopia: TENHO UM ANTEPASSADO ILUSTRE: ANGELO LONGARETTI, Q...: Italianos posando no pátio central da Hospedaria dos Imigrantes, por volta de 1890. M inha família é a mais prosaica possível, gente co...

Náufrago da Utopia: DALTON ROSADO: O CAPITALISMO CHINÊS EMPACOU!

Náufrago da Utopia: DALTON ROSADO: O CAPITALISMO CHINÊS EMPACOU!: "Quanto maior o caos, mais se aproxima a solução." (Mao Tsé-Tung, comandante da revolução chinesa de 1949) O capitalismo n...

2.11.16

Náufrago da Utopia: QUEM NASCEU PARA BOB ZIMMERMAN NUNCA CHEGA A DYLAN...

Náufrago da Utopia: QUEM NASCEU PARA BOB ZIMMERMAN NUNCA CHEGA A DYLAN...: O poeta galês Dylan Thomas, inconformado com a aceitação do Prêmio Nobel de Literatura por parte de Bob Dylan, mandou-lhe este recado do...

Náufrago da Utopia: FREIXO: "MUITOS QUESTIONAMENTOS QUE SURGIRAM DURAN...

Náufrago da Utopia: FREIXO: "MUITOS QUESTIONAMENTOS QUE SURGIRAM DURAN...: "A esquerda brasileira vive agora o seu pior momento desde o fim da ditadura militar. É uma pena, mas pagamos o preço por tudo de ru...

1.11.16

Náufrago da Utopia: HÉLIO SCHWARTSMAN: "GUINADA PARA A CENTRO-DIREITA ...

Náufrago da Utopia: HÉLIO SCHWARTSMAN: "GUINADA PARA A CENTRO-DIREITA ...: TICO E TECO A exemplo da economia, a ciência política não é muito confiável na hora de fazer previsões acuradas sobre o futuro. Nã...

Náufrago da Utopia: O QUE É A TAL 'ONDA CONSERVADORA QUE VARRE O MUNDO...

Náufrago da Utopia: O QUE É A TAL 'ONDA CONSERVADORA QUE VARRE O MUNDO...: "Vivemos em plena cultura de aparências. O contrato  de casamento importa mais que o amor; o funeral,  mais que o morto; a roupa...