PESQUISAR ESTE BLOGUE

17.11.07

POLÊMICA C/ OLAVO DE CARVALHO: CONSIDERAÇÕES FINAIS

Companheiros e amigos,

embora considere Olavo de Carvalho desprezível como pensador, cidadão e ser humano, dei-me ao trabalho de polemizar com ele durante três semanas.

Depois de uma entrada triunfal, em que colocou seu artigo no "Diário do Comércio", no próprio blog e nos sites da direita radical, OC logo percebeu que se daria mal. Então, suas 2ª e 3ª intervenções ficaram restritas ao "Diário do Comércio", servindo apenas para salvar as aparências.

De minha parte, esforcei-me por tornar a polêmica conhecida, para que cumprisse seu papel: demonstrar, de forma cabal, que os ídolos da extrema-direita não têm consistência ideológica nem moral para confrontarem um homem de esquerda bem formado.

Pessoas que lhes são imensamente superiores em conhecimentos e caráter, às vezes se deixam intimidar por sua demagogia grosseira, evitando descer ao fundo do poço em que os fascistas invariavelmente tentam colocar a discussão. É um erro. Não devemos ceder um milímetro sequer diante dos representantes do retrocesso e da desumanidade.

Reinaldo de Azevedo, Diogo Mainardi, Jarbas Passarinho, Brilhante Ustra, Felix Maier, Olavo de Carvalho e que tais não passam de tigres de papel (parafraseando Mao Tsé-tung). Alguns deles têm ótimas tribunas, que a grande imprensa lhes disponibiliza alegremente, enquanto nega espaço para o nosso lado. No entanto, na batalha dos argumentos, não dão nem para a saída.

Infelizmente, eles ganham de nós na parte da divulgação: infestam o Orkut e as caixas de e-mails com sua propaganda enganosa. Têm muito mais recursos materiais do que nós, provavelmente graças a subvenções dos empresários reacionários.

Então, precisamos equilibrar esse jogo, utilizando as armas de que dispomos: a verdade e o voluntariado. Não podemos deixar que essa corja continue disseminando, sem ser contestada, seu veneno entre as novas gerações.

Eis os links da polêmica, para quem quiser espalhar e divulgar:

GOEBBELS INSPIRA DIREITA E ESQUERDA NA INTERNET: http://celsolungaretti-orebate.blogspot.com/2007/09/goebbels-inspira-direita-e-esquerda-na.html
INUTILIDADE CONFESSA:
http://www.olavodecarvalho.org/semana/071024dce.html
O SAMBA DO OLAVO DOIDO:
http://celsolungaretti-orebate.blogspot.com/2007/10/o-samba-do-olavo-doido.html
BELLA ROBBA: http://net.dcomercio.com.br/WebSearch/v.asp?TxtId=201349&SessionID=811604801&id=1&q=(bella%20robba)%20AND%20(%20publicationdate%20=%20%2020071107%20)
BELLA CIAO:
http://celsolungaretti-orebate.blogspot.com/2007/11/bella-ciao.html
BELLA ROBA, O RETORNO:
http://www.dcomercio.com.br/noticias_online/938750.htm
ENTRADA DE LEÃO, SAÍDA DE CÃO:
http://celsolungaretti-orebate.blogspot.com/2007/11/entrada-de-leo-sada-de-co.html,

4 comentários:

Anônimo disse...

É com imensa alegria que adiciono o sítio do ótimo Celso Lungaretti, declarando de pronto, que prefiro infinitamente discordar desse jornalista em alguma coisa, do que concordar com os "tigres de papel", ainda que os fatos me obriguem a tanto, até porque, como bem disse você, a diferença entre nós e os direitosos de espreita é a capacidade de argumentar com transparência. Conheço alguns de seus textos no portal "Jornal de Debates" hospedado no iG, e ali aprendi um pouco mais na arte da argumentação. Parabéns. Prof. Moacir

Cássio Augusto disse...

Caro Celso... ví sua entrevista no Provocações que está no You Tube... e qto ao OC... ninguém merece esse povo mesmo heim... e pior... temos que admitir que são mais bem "organizados" e dispõe de uma vasta corrente e disseminadores do ódio reacionário!!! mas viva o mundo dos Blog e a nossa humilde contribuição!!!

Humberto Capellari disse...

Olá. Acabei de conhecer este blog e achei bem bacana. Vou recomendar. Como é de meu feitio, planejo "roubar" um monte desses posts. Tudo bem?

celsolungaretti disse...

Companheiro, os meus textos são todos de uso livre. Podem ser publicados e repassados à vontade, desde que citada a fonte.

Related Posts with Thumbnails

Arquivo do blog